Premier canadense responde a comentário de Trump e diz que Canadá 'não existe por causa dos Estados Unidos'
O Canadá "não existe por causa dos Estados Unidos", disse o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, nesta quinta-feira, em resposta aos ataques do presidente americano, Donald Trump, no dia anterior em Davos, na Suíça.
Confira: Discurso de Trump em Davos tem declarações enganosas sobre a Otan e papel dos EUA na História da Groenlândia
Escopo global: Trump lança Conselho da Paz em Davos com críticas à ONU e grupo reduzido de países signatários
— O Canadá e os Estados Unidos forjaram uma parceria extraordinária — declarou Carney em um discurso à nação a partir de Quebec. — O Canadá não existe por causa dos Estados Unidos. O Canadá prospera porque somos canadenses. Nosso país é nosso, é o nosso país, é o nosso futuro — acrescentou.
Desde que retornou à Casa Branca no ano passado, Trump tem insinuado repetidamente seu desejo de anexar o Canadá aos Estados Unidos. Na quarta-feira, Carney fez um discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos que lhe rendeu uma ovação de pé. Sem mencionar o presidente americano nominalmente, Carney disse que o sistema de governança global liderado pelos EUA está passando por um "colapso".
Ele disse que as potências médias, como o Canadá, que prosperaram durante a era da "hegemonia americana", precisam perceber que uma nova realidade se instaurou. Carney acrescentou em seu discurso que essas potências precisam traçar um novo rumo e se unir para defender valores internacionais fundamentais.
Entre a cruz e a espada: Na mira de duas potências, Europa se vê pressionada entre Trump e Putin
Na quinta-feira, o primeiro-ministro reafirmou que o Canadá deve servir de modelo em uma era de "declínio democrático". Trump, por sua vez, respondeu a Carney, também em Davos, e declarou que o líder canadense não havia sido "muito grato".
— O Canadá recebe muitas regalias da gente. [O país] vive graças aos Estados Unidos. Lembre-se disso, Mark, da próxima vez que fizer suas declarações — disse o presidente americano.
