Portuguesa supera 'Garotos do Ninho' na abertura do Carioca e volta a vencer Flamengo após 40 anos
O Campeonato Carioca de 2026 foi inaugurado com um jogo de emoção até o apagar das luzes. Utilizando a equipe-20 para enfrentar a Portuguesa, o Flamengo arrancou um empate praticamente aos 50 minutos do segundo tempo. Em jogo adiantado da 5ª rodada, a Lusa abriu o placar com Rhuan, mas Iago marcou de cabeça e decretou no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Como o elenco principal do rubro-negro só retorna das férias nesta semana, os "Garotos do Ninho" vão disputar as primeiras rodadas do Estadual. Com nomes conhecidos como o atacante Wallace Yan e os zagueiros João Victor e Iago, o time do treinador do Bruno Pivetti fez um bom primeiro tempo e ameaçou. Mas também tropeçou nos próprios erros.
Wallace Yan, que compõe o time profissional desde a temporada passada, jogou como referência do ataque e desperdiçou duas chances claríssimas nos primeiros 45 minutos. A atuação coletiva foi produtiva no ataque e segura na defesa, mas faltava o gol. Com a chegada da segunda etapa, a Portuguesa se impôs fisicamente e acalmou a partida.
Com 12 minutos, a equipe da Ilha roubou uma bola pela esquerda do ataque, e Guilherme Silveira cruzou. João Victor desviou e fez o lance cair nos pés de Rhuan, que bateu forte, sem chances para o goleiro Léo Nannetti.
Atrás do placar, o Flamengo ainda seguiu com posse de bola e mostrando entrosamento, mas não voltou a ameaçar com contundência. O que acabou fazendo a diferença foi a recusa em desistir.
Quando a equipe já empilhava jogadores na área para tentar bolas aéreas, Wallace Yan se redimiu e fez cruzamento perfeito pela direita. Iago subiu por trás de todo mundo na segunda trave e balançou as redes de Douglas Borges.
Os dois times iniciam o Carioca com um ponto e na liderança provisória de seus grupos. O Flamengo voltará a campo diante do Bangu, em Moça Bonita, às 21h30 da quarta (14), em jogo da primeira rodada. Já na quinta-feira (15), a Portuguesa recebe o Botafogo, no Luso-Brasileiro, às 19h.
