Polícia prende suspeito de roubo de obras de arte na Biblioteca Mário de Andrade; segundo envolvido está foragido

 

Fonte:


A Polícia de São Paulo prendeu nesta segunda-feira (8) um dos dois suspeitos de invadir e roubar a Biblioteca Mário de Andrade, no Centro da capital paulista, neste final de semana. Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, foi localizado em uma casa na Mooca, na Zona Leste. Segundo a Polícia, ele já tinha antecedentes por furto, roubo e tráfico de drogas.

De acordo com o G1, o segundo criminoso, embora identificado, segue foragido. A dupla foi reconhecida a partir de imagens de câmeras de segurança, que registraram os dois andando com as obras roubadas na manhã de domingo (7).

Dupla anda pelo centro de SP com obras roubadas de biblioteca

Para evitar que as peças deixem o país, a Prefeitura de São Paulo acionou a Interpol, por meio da Polícia Federal. A 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) afirmou, em nota, que apura o caso. O carro usado na fuga foi apreendido e encaminhado para perícia.

No assalto foram levadas oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, da série "Menino de Engenho". As obras faziam parte da exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. O valor do acervo furtado não foi divulgado.

Durante a ação, seguranças e um casal de idosos que visitava o local foram rendidos. Os assaltantes recolheram as peças e fugiram rumo ao Vale do Anhangabaú, segundo a Polícia Militar.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou, em nota, que as gravuras estavam cobertas por seguro e que o espaço possui equipe de vigilância e sistema de câmeras. Todo o material relevante para a investigação está sendo repassado às autoridades. O caso foi registrado no 2º DP (Bom Retiro) e é conduzido pela Cerco.