Polícia prende 14 pessoas em operação contra o Comando Vermelho em Juiz de Fora e Bicas
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e forças de segurança do estado deflagraram nesta terça-feira, 28 de outubro, a segunda fase da Operação Saracura, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa vinculada à facção Comando Vermelho e voltada ao tráfico de drogas na Zona da Mata mineira. Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Juiz de Fora e Bicas. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPMG, com apoio das Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal.
CPI do Metanol: São Paulo soma 45 prisões por falsificação de bebidas desde início da crise
Vídeo: Empresário é agredido, abandonado e morre após briga em adega de Guarulhos
Segundo a Polícia Militar, os suspeitos atuavam principalmente nos bairros Retiro e Jardim Esperança, em Juiz de Fora, e no bairro Saracura, em Bicas, onde ocorria o refino de drogas, incluindo pasta base de cocaína e maconha. Entre os detidos, cinco foram presos em Bicas, seis em Juiz de Fora e outros três já estavam recolhidos no sistema prisional. Os investigados responderão por crimes como tráfico de drogas, tortura e ameaça.
A operação mobilizou cerca de 150 policiais, 46 viaturas, um helicóptero e cães farejadores. As investigações, que duraram aproximadamente um ano, tiveram início na comarca de Bicas e buscaram coibir a interiorização do tráfico e o avanço de facções de alcance nacional em Minas Gerais.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos 28 celulares, seis veículos, duas máquinas de cartão, dois notebooks, seis pen drives, quatro rádios comunicadores, uma prensa hidráulica, uma arma de fogo, um simulacro, além de maconha, cocaína e R$ 3.077 em espécie. Também foram recolhidos quatro pássaros mantidos irregularmente em cativeiro.
Segundo o MPMG, a operação é resultado de um esforço conjunto entre a instituição e as forças de segurança estaduais e representa mais uma iniciativa para enfrentamento de tentativas de fixação, em território mineiro, de facções ou grupos criminosos de âmbito nacional.
