Polícia apreende 1,4 tonelada de drogas em uma das maiores operações contra o narcotráfico na Itália
Uma ação coordenada das forças de segurança italianas resultou, nos últimos dias, na apreensão de cerca de 1,4 tonelada de drogas, no que as autoridades classificaram como uma das maiores operações recentes contra o narcotráfico no país. 384 suspeitos foram presos. Entre eles, 166 são estrangeiros, e seis são menores de idade. A operação foi realizada em diferentes regiões da Itália e envolveu centenas de fiscalizações — ao todo, 312.
Veja: Israel aprova 19 novos assentamentos na Cisjordânia para barrar criação de Estado palestino
EUA: Resgatado no frio extremo, cão sobrevive após horas à beira da morte
Além das prisões, a polícia está investigando 655 pessoas, incluindo 39 menores de idade. Durante a ofensiva, os agentes também apreenderam mais de 40 armas e cerca de 35 quilos de cocaína. As apreensões incluíram ainda 296 quilos de mercadorias derivadas de cannabis que, após testes iniciais, foram consideradas ilegais pelas autoridades, além de mais de 300 mil euros em dinheiro vivo.
Também foram aplicadas 565 penalidades a pessoas envolvidas em crimes como porte de drogas e consumo irregular de bebidas alcoólicas, com o objetivo de reduzir "comportamentos de risco". Além disso, conteúdos de "caráter criminoso" identificados em redes sociais podem ser bloqueados.
O contexto da operação ocorre após a adoção, em junho, de um novo decreto de segurança no país, que passou a criminalizar o comércio de cannabis light, ou cânhamo, substância que não provoca efeitos psicoativos como a maconha.
Para as autoridades italianas, os resultados da megaoperação comprovam o impacto consolidado no combate ao tráfico organizado.
