Pneus importados ou nacionais? Descubra qual tipo é mais resistente
Na hora de escolher um pneu novo, vale a pena optar pelos nacionais. O motivo? A indústria nacional produz componentes mais robustos que os importados devido à s condições adversas das vias brasileiras. Não se trata de superioridade quÃmica da borracha dos pneus, mas sim em uma construção estrutural pensada para ajudá-los a resistir ao impacto dos buracos e irregularidades do asfalto. Como escolher o melhor pneu para seu carro? Veja dicas de especialistas 5 dicas para escolher o melhor pneu para SUVs Claro, os importados costumam ter preços mais competitivos, mas é preciso lembrar que geralmente são projetados para rodovias de alta qualidade da Europa, China ou Estados Unidos. Já os modelos fabricados no Brasil passam por um rigoroso processo de "tropicalização", onde a carcaça e as cintas internas recebem reforços especiais. Essa adaptação técnica é necessária, porque garante margem de segurança estatisticamente superior e reduz o risco de rupturas ou bolhas em comparação aos projetos globais. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notÃcias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrÃveis.- Testes de resistência dos pneus Antes de ser instalado no seu carro, o pneu nacional encara uma maratona de mais de 40 tipos de avaliações técnicas. Em campos de prova como o de Elias Fausto (SP), da Pirelli, os protótipos são testados em pistas que replicam desde paralelepÃpedos até concretos de diferentes rugosidades. A estrutura das estradas brasileiras exige mais resistência dos pneus (Divulgação/Autoban) O objetivo do circuito é imitar a abrasão severa das estradas brasileiras e avaliar como o pneu se sai na hora de frear, bem como o ruÃdo em superfÃcies variadas. Além dos testes em pista, as fábricas mantêm centros de avaliação indoor que operam 24 horas por dia. Ali, máquinas são usadas para submeter os pneus a sobrecargas de peso e pressão extremas, levando o produto ao limite da exaustão para validar sua integridade. Só após esses testes laboratoriais e a consequente comprovação de eficiência no rolamento é que o componente é liberado para comercialização. Leia também: Como saber o aro de um pneu? Principais tipos de pneus para carros, motos e caminhões VÃdeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?  Leia a matéria no Canaltech.
