PM faz cerco ao CV e Bonde do Maluco no Recôncavo Baiano em meio a disputa entre as facções

 

Fonte:


A Polícia Militar da Bahia realiza desde terça-feira um cerco a duas das principais facções atuantes no estado que disputam por território na região do Recôncavo Baiano. Até o momento nove suspeitos morreram e outros cinco foram presos nas cidades de São Félix, Cachoeira e Muritiba.

Explosão em SP: veja antes e depois de imóvel onde funcionava galpão clandestino de fogos de artifício no Tatuapé

Vídeo: FAB realiza reabastecimento em voo entre caça Gripen e KC-390 pela primeira vez

Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o cerco mira o Comando Vermelho (CV) e a facção local Bonde do Maluco (BDM). Cerca de 200 policiais foram mobilizados e atuam em uma área de mata na região, para onde os faccionados fugiram. Imagens aéreas mostram os suspeitos, que seriam do BDM, com armas em meio a mata. Veja abaixo:

Drones filmam membros de facção escondidos em mata no Recôncavo Baiano

O cerco teve início após as autoridades receberem informações de inteligência de que uma facção atacaria a outra, o que levou os policiais a se anteciparem e agirem ainda no início da semana. A decisão de um membro do CV de Cachoeira de trocar de lado se juntar ao BDM em São Félix foi um dos fatores que contribuiu para o acirramento das tensões entre as facções.

Juntamente com os novos aliados, o ex-integrante do CV organizou um ataque aos antigos parceiros do outro lado do rio Paraguaçu, que separa as duas cidades. Cientes da movimentação, policiais foram deslocados para a área de mata usada pelos criminosos para ir de uma cidade a outra. Integrantes da facção carioca, no entanto, também estavam no local, conforme apurou O GLOBO.

O conflito entre as facções e a polícia se intensificou nas últimas 48 horas. Na madrugada de terça-feira, policiais entraram em confronto com suspeitos, resultado em uma morte. Devido a troca de tiros entre facções, a Prefeitura de Muritiba chegou a suspender serviços públicos e orientou que moradores não deixassem as suas casas. As unidades de saúde de São Félix chegaram a operar em horário reduzido, medida anunciada como tendo "caráter preventivo".

Na quarta-feira, mais dois homens morreram baleados em outro confronto com policiais às margens da BR-101. Horais depois, mais cinco mortes foram confirmadas pelas autoridades. Os criminosos teriam atacado policiais que revidaram com tiros. Eles chegaram a serem encaminhados para uma unidade de saúde, mas não resistiram. Na quinta-feira, um outro suspeito morreu após resistir à prisão.

Também na quinta-feira, o agrupamento aéreo da PM foi acionado para participar das operações na região. Durante a manhã, as equipes policiais encontraram um acampamento usados por integrantes de uma das facções em uma área de mata fechada entre São Félix, Cachoeira e Muritiba. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, cerca de 30 suspeitos estariam escondidos na mata entre os três municípios.

Acampamento de facção é encontrado em área de mata no Recôncavo Baiano

Divulgação SSP-BA