Planalto divulga vídeo sobre operação no Rio e condena número de mortos
A narrativa ressalta que eliminar criminosos pode parecer uma solução, mas, na realidade, não resolve o problema. O Palácio do Planalto publicou ontem um vídeo oficial sobre a megaoperação mais letal da história do Rio de Janeiro, após o presidente Lula ter se manifestado nas redes sociais em tom ameno. No vídeo, é afirmado que a morte de 120 pessoas não contribui para o combate ao crime.
No vídeo é possível ouvir tiros e o governo federal aponta o crime organizado como um dos maiores problemas do Brasil, destacando que ele destrói famílias, oprime moradores e espalha drogas e violência pelas cidades. Em seguida, a narrativa ressalta que eliminar criminosos pode parecer uma solução, mas, na realidade, não resolve o problema.
Initial plugin text
O vídeo ressalta não apenas a megaoperação mais letal da história do Rio de Janeiro, mas também defende que o combate ao crime deve mirar não em indivíduos isolados, e sim no “cérebro e no coração” das organizações criminosas. A narrativa faz referência à operação realizada pelo governo em agosto em São Paulo, destinada a desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que envolvia inclusive líderes do PCC.
