PF vai periciar tornozeleira de Bolsonaro para saber e ela não foi rompida com material de soldagem

 

Fonte:


A Polícia Federal vai periciar a tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para verificar se houve tentativa de rompimento do equipamento por meio de equipamento de soldagem ou outro tipo de material quente. O alerta de violação foi registrado às 0h08 deste sábado e comunicado pelo Centro Integrado de Monitoração Eletrônica às autoridades responsáveis pela fiscalização das medidas impostas pelo Supremo Tribunal Federal.

A tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro teve que ser trocada de madrugada após o equipamento ter tido uma grave violação, apontam investigadores da Polícia Federal. O problema do equipamento, citado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, para embasar a prisão preventiva, não teve relação com falta de bateria, conforme explicaram integrantes da PF ouvidos pelo EXTRA.

A versão que a falha foi um descuido do ex-presidente, que deixou a bateria da tornozeleira descarregar, foi disseminada por pessoas do seu entorno, mas a informação foi refutada por integrantes da PF e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ouvidos pelo jornal.

Eles explicaram ainda que os alertas para falta de bateria e tentativa de violação de tornozeleira são diferentes, e no caso de Bolsonaro, o sinal foi de violação. Uma das hipóteses apuradas pela PF é de que houve tentativa de retirar o equipamento com material de soldagem.