:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/q/P/qn4dBMRYKPtMEwjNKIZg/site-anm.jpeg)
PF prende diretor da Agência Nacional de Mineração em operação contra suposto esquema de fraudes no setor

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira o diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM) Caio Mário Trivellato Seabra Filho em uma operação que apura um suposto esquema de mineração ilegal. A ação, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), mira uma organização criminosa acusada de crimes ambientais, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, estão sendo cumpridos 79 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão preventiva, além do afastamento de servidores públicos, bloqueio e sequestro de ativos que somam R$ 1,5 bilhão.
A Justiça também suspendeu as atividades das empresas envolvidas.
"O grupo teria corrompido servidores públicos em diversos órgãos estaduais e federais de fiscalização ambiental e controle na área de mineração, com a finalidade de obter autorizações e licenças fraudulentas", informou a PF.
Com esses documentos, o grupo explorava ilegalmente minério de ferro em larga escala, inclusive em áreas tombadas e próximas a unidades de preservação, gerando danos ambientais e riscos de desastres socioambientais.