PF prende 42 suspeitos de ligação com crime organizado do Pará em sete estados brasileiros
A Polícia Federal e a Polícia Civil, em ação conjunta com a Secretaria de Administração Penitenciária do Pará, prenderam nesta quarta-feira (17) 42 suspeitos de integrarem uma organização criminosa com atuação no estado. As detenções e os 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 15 municípios paraenses, além dos estados do Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Rio de Janeiro.
Veja: em duas semanas, 247 pessoas são presas pela Polícia Civil em operação no Distrito Federal
Saiba mais: três funcionários de empresa de internet são mortos a tiros em Salvador e encontrados com mãos e pés amarrados
Segundo a PF, dessas prisões, 32 delas estão diretamente ligadas ao crime organizado, seis a homicídios, duas ao tráfico de drogas e duas a recapturas de foragidos. As prisões e apreensões aconteceram em Belém (PA), Ananindeua (PA), Marituba (PA), Abaetetuba (PA), Itaituba (PA), Santarém (PA),Tucuruí (PA), Muaná (PA), Óbidos (PA), Almeirim (PA), Monte Alegre (PA), Juruti (PA), Capanema (PA), Colares (PA), Santo Antônio do Tauá (PA), Imperatriz (MA), Pinheiros (MA), Manaus (AM), Parintins (AM), Cuiabá (MT), Pontes e Lacerda (MT), Goiânia (GO), Macapá (AP) e Rio de Janeiro (RJ).
Durante a operação, nomeada Coalizão, também foram registradas quatro prisões em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e uso de documento falso. Com os suspeitos, foram apreendidas porções de maconha, cocaína e três armas de fogo.
A corporação informou que os alvos da ação integram uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, extorsões e ataques contra agentes da segurança pública.
A operação contou com a atuação integrada do GAECO, Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) dos estados de Goiás, Amapá e Mato Grosso; Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA), através da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Superintendências da Polícia Civil de Santarém, Abaetetuba e Tucuruí, e Delegacias da Polícia Civil de Muaná, Colares e Santo Antônio do Tauá, Núcleos de Apoio à Investigação (NAI) de Capanema, Tucuruí, Abaetetuba e Santarém; Superintendência da Polícia Federal no Estado do Pará; Polícia Militar de Colares e de Almeirim; Polícia Civil do Maranhão; Polícia Militar dos Estados de Goiás e Amazonas; Secretarias de Estado de Administração Penitenciária dos Estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás.
