PF cumpre mandados na 13ª Vara de Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato

 

Fonte:


Uma operação foi realizada, na manhã desta quarta-feira (03), na sede da Justiça Federal em Curitiba. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na 13ª Vara Federal. A medida foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme indicado pela Corte à CBN Curitiba. Entretanto, ainda há sigilo sobre essa decisão.

Procurada pela CBN, o comando da Justiça Federal no Paraná informou que não vai se pronunciar sobre a operação. A 13ª Vara Federal foi a responsável pelos processos relacionados à Operação Lava Jato.

A motivação para o cumprimento dos mandados ainda não está oficializada. Entretanto, a apuração da CBN Curitiba aponta que a medida visa garantir acesso a documentos da Vara Federal, que já foi comandada pelo ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União). Esse processo visa investigar a delação firmada com o empresário e ex-deputado estadual paranaense Tony Garcia, em período em que Moro estava à frente da 13ª Vara Federal. A autorização para esse processo foi oficializada por Toffoli em outubro este ano.

Procurada pela CBN, a assessoria de imprensa do senador Sergio Moro informou, por meio de nota, que “a defesa do senador Sergio Moro não teve acesso aos autos do inquérito, instaurado com base em um relato fantasioso de Tony Garcia. Não houve qualquer irregularidade no processo de quase 20 anos atrás que levou à condenação de Tony Garcia por ter se apropriado de recursos de consorciados do Consórcio Garibaldi. Como o próprio PGR afirmou, não há causa para competência do STF no inquérito, já que não há sob investigação ato praticado por Sergio Moro na condição de senador ou ministro. O senador não tem qualquer preocupação com o amplo acesso pelo STF aos processos que atuou como juiz. Essas diligências apenas confirmarão que os relatos de Tony Garcia são mentirosos”.

A CBN tenta entrar em contato com a defesa de Tony Garcia.