Pesquisa da Visa mostra como os brasileiros usam IA nas compras de Natal
Para este Natal, boa parte dos brasileiros terá ajuda de inteligência artificial (IA) para presentear famÃlia e amigos. Segundo o estudo Holiday Spending Shift Survey 2025, encomendado pela Visa e conduzido pela Morning Consult, 7 em cada 10 consumidores do paÃs recorrerão à IA para otimizar suas compras natalinas. NVIDIA H200: por que o chip liberado por Trump é tão cobiçado? Disney fecha acordo com a OpenAI para usar personagens da marca em vÃdeos de IA O levantamento, realizado em outubro com 1.000 entrevistados, aponta que a proporção de uso no Brasil supera a de diversos mercados internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 4 em cada 10 compradores consideram utilizar a tecnologia durante a jornada de compra. Entre os principais usos da IA para os brasileiros, se destacam a pesquisa de produtos – citada por 43% dos entrevistados – e a busca por ideias de presentes – apontada por 33%. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notÃcias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrÃveis.- A sensibilidade ao preço também impulsiona a adoção da tecnologia: 31% dos consumidores utilizam a IA para comparar valores ou localizar ofertas automaticamente. E os brasileiros tendem a confiar na tecnologia, já que o estudo revela que 64% dos brasileiros acreditam que ferramentas baseadas em IA conseguem encontrar preços melhores do que os comparadores tradicionais. As categorias onde o consumidor mais percebe valor no uso da inteligência artificial incluem vestuário e acessórios (38%), seguidos por eletrônicos (33%) e brinquedos (29%). Otimismo e ticket médio elevado O uso intensivo de tecnologia ocorre em um cenário de ticket médio relevante em que 80% dos brasileiros planejam comprar presentes neste Natal. A confiança em relação à situação financeira atinge 67% dos entrevistados, o que se reflete na intenção de gasto. O consumidor brasileiro planeja investir, em média, R$ 540,00 nas compras de fim de ano. A antecipação também foi uma marca deste ano, com metade dos consumidores iniciando suas aquisições ainda durante a Black Friday, em novembro. O Google também revelou quais são os itens que dominaram as intenções de compra neste ano. A lista de produtos mais desejados de 2025, baseada nas tendências de busca, é liderada pelo boneco colecionável "Labubu", seguido pelo smartphone Poco X7 Pro e pelas canetas "Bobbie Goods". Veja também: Labubu lidera lista do Google de produtos mais desejados de 2025 Google Cloud quebra recorde do Guinness com maior aula de IA do mundo IA poupa até uma hora de trabalho por dia, diz OpenAI Ouça o Podcast Canaltech: Leia a matéria no Canaltech.
