Pelada no Maraca, vôlei na praia, passeio em Paquetá e VLT no Centro: o rolé do príncipe William no Rio

 

Fonte:


O príncipe William fecha nesta quarta-feira uma movimentada agenda que contou com pelada no Maracanã, jogo de vôlei em Copacabana, passeio de barco na Ilha de Paquetá e visitas ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, todas elas com direito a selfies e interação com os cariocas. Os últimos compromissos do futuro monarca ocorrem no Centro da cidade, onde chegou usando transporte público. O representante do rei Charles III na COP30 usou o VLT para ir ao Píer Mauá, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavalieri.

O Píer Mauá recebe nesta quarta-feira a Assembleia de Impacto, que faz parte da Cúpula do Prêmio Earthshot, idealizado pelo príncipe. A assembleia reúne CEOs, representantes do governo do evento e lideranças ligadas à pauta ambiental.

O príncipe desceu do VLT por volta de 11h45 e foi recebido na porta do galpão onde acontece o evento por Jason Knauf, CEO do prêmio Earthshot. A premiação é a principal agenda do futuro monarca no Brasil. Trata-se de da láurea ambiental conhecida internacionalmente como "Oscar da Sustentabilidade". A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para acontecer na noite de quarta-feira.

Príncipe William anda de VLT no Rio

Visita ao Cristo

Mais cedo, o príncipe William fez uma visita ao Cristo Redentor, onde conversou com os 15 finalistas do Prêmio Earthshot. A cerimônia de entrega do prêmio, fundado pelo próprio herdeiro do trono britânico, acontecerá na noite desta quarta-feira no Museu do Amanhã.

Visita do Príncipe William ao Rio de Janeiro. Na foto, Príncipe William no Cristo Redentor

Eduardo Anizelli / pool

O príncipe chegou por volta de 8h30 acompanhado do prefeito Eduardo Paes, que mostrou a vista do ponto turístico. Ao subir ao Cristo, o futuro monarca cumprimentou a primeira-dama e o vice-prefeito Cavalieri, que estava acompanhado da mulher e da filha bebê do casal.

Vestindo um blazer azul e sem gravata, William foi apresentado em seguida ao cardeal Dom Orani Tempesta e entrou na capela do Cristo Redentor, também acompanhado do padre Omar Raposo, sacerdote do Santuário.

Na ocasião, o príncipe também recriou uma imagem emblemática de sua mãe, a princesa Diana. Ele fez uma pausa silenciosa no mesmo ponto em que a então princesa de Gales posou em 1991, durante visita oficial de seis dias ao Brasil com o príncipe Charles.

Montagem do príncipe ao lado da Princesa Diana

Eduardo Anizelli / pool /Guilherme Bastos/Agência O Globo

Passeio em Paquetá

Na véspera, o príncipe conheceu a Ilha de Paquetá. Ele chegou em uma lancha da Marinha. Trajado de camisa social verde, calça azul e sapatos, o inglês desceu da embarcação, cumprimentou um grupo de moradoras e o padre Elber Lima, pároco de Paquetá, antes de conversar com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Príncipe William conversa com moradores em visita à Ilha de Paquetá

Em seguida, o príncipe foi ao encontro da população para tirar fotos com moradores, além de conversar com alguns deles. No caminho, entre selfies e apertos de mãos, William recebeu presentes, como dois quadros pintados por um adolescente da ilha, e segurou o bebê Joaquim, de 10 meses, neto de uma moradora.

Príncipe William visita a Ilha de Paquetá

Arquivo Pessoal

Pelada no Maracanã

O primeiro dia da agenda do príncipe no Rio teve compromissos ligados ao esporte. O herdeiro do trono britânico participou de uma pelada no Maracanã com moradores da comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Sudoeste do Rio, que fazem parte do projeto Cultura Urbana. Na ocasião, William bateu um pênalti.

O encontro aconteceu durante uma ação do projeto “Gols pela Terra”, que integra a campanha nacional “Terra”, voltada à conscientização ambiental por meio do futebol. A iniciativa reúne clubes, governos e organizações sociais para discutir como o esporte pode influenciar atitudes sustentáveis entre torcedores e comunidades.

Príncipe William visita o Maracanã e joga bola com crianças de diferentes comunidades

Guito Moreto/ O GLOBO

Vôlei em Copacabana

Ainda na segunda-feira, o príncipe William aproveitou o fim de tarde com temperatura agradável para visitar mais um ponto turístico em sua primeira visita ao Rio, a Praia de Copacabana. De tênis branco e camisa social dobrada até o cotovelo, ele circulou por uma área gradeada — atrás da estátua de Ayrton Senna, no Posto 2 — onde acompanhou a simulação de um resgate, com direito a apitar para os bombeiros que se fingiam de afogados. No fim, ficou descalço para jogar uma partida de vôlei de praia, em que se jogou na areia, sacou e bloqueou. A partida foi disputada com Carol Solberg, atleta da modalidade, filha da Isabel Salgado.

Nesta visita, ele conheceu o projeto Botinho, do Corpo de Bombeiros, que reúne jovens para atividades físicas gratuitas na areia, passa orientações sobre o mar e técnicas de primeiros socorros, assim como de preservação ambiental e sustentabilidade. Um grupo de 20 crianças se exercitou na areia sob os olhares do príncipe.

William joga vôlei, tira tênis e faz selfies em Copacabana ; menina o presenteia com pulseira para Kate

Guito Moreto / Agência O Globo

Pão de Açúcar

A primeira parada do príncipe William no Brasil foi no Pão de Açúcar, Zona Sul do Rio, no fim da manhã de segunda-feira. O representante da realeza britânica vestia blazer cinza, camisa azul clara sem gravata, calça azul escura e sapato marrom. Ele chegou numa Range Rover D 350, carro de fabricante inglesa.

No ponto turístico, o herdeiro da Coroa britânica recebeu as chaves da cidade do prefeito Eduardo Paes (PSD), que o guiou na visita. Na ocasião, o futuro monarca demonstrou interesse na geografia do Rio, especialmente no fato de que a cidade e a floresta se misturam, e fez perguntas sobre segurança pública e a situação das favelas.

112909495_RI Rio de Janeiro RJ 03-11-2025 - Visita do Príncipe William ao Rio de Janeiro Na foto o p

oglobo