Passagem de tornado destrói cidade no interior do Paraná; seis mortes confirmadas; vídeo

 

Fonte:


A passagem de um tornado arrasou parte do município de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na tarde desta sexta-feira, por volta das 17h30. Construções foram destruídas, moradores ficaram sob escombros e carros foram revirados com a força do vento. O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), confirmou o registro de seis mortes até a tarde deste sábado. A estimativa é de ao menos mil pessoas desalojadas ou desabrigadas na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, segundo a Defesa Civil.

INSS: órgão consegue liberar R$ 224 milhões para agências, mas mantém programa de bônus para servidores suspenso

STF: Primeira Turma nega recursos de Bolsonaro e outros seis réus na trama golpista

Initial plugin text

— Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados — narra o prefeito.

Antes e depois mostra impacto do tornado na cidade

Google Street View e reprodução

De acordo com o prefeito, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, num mutirão de médicos de diferentes localidades da região.

— Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros — Sezar Augusto Bovino.

O prefeito também afirmou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com ele se colando à disposição para ajudar na cidade.

Já o governo do Paraná disse, em nota, que está "totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado". Os ventos ultrapassaram 250 km/h, segundo a administração estadual.

A Defesa Civil do Paraná informou que emitiu alertas vermelhos ao longo da tarde e da noite de sexta-feira para seis cidades, e já havia acumulados bastante significativos em algumas regiões, superiores a 36 mm no começo da noite. Além disso as chuvas devem se prolongar ao longo do sábado.

Antes e depois mostra impacto do tornado na cidade

Google Steet View e reprodução

Alerta de tempestade

Initial plugin text

Nesta quinta-feira, a Defesa Civil do Paraná publicou um vídeo nas redes sociais alertando para a previsão de tempestades severas nesta sexta-feira, com risco de ventania, acumulado de chuvas que podem ultrapassar 50 milímetros e granizo.

"Ao longo desta sexta-feira, novas áreas de instabilidade voltam a atuar sobre o estado. Há risco para tempestades localmente severas, com intensas rajadas de ventos, chuva forte em curto espaço de tempo, muitas descargas elétricas e granizo pontual. Entre o sábado e o domingo, o aprofundamento de um ciclone extratropical no oceano provoca rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros por hora em toda a faixa leste do estado, favorecendo agitação marítima em todo o litoral", diz o comunicado.