Paris retoma transporte público após nevasca que paralisou parte da Europa

 

Fonte:


O transporte público em Paris retomou nesta terça-feira o funcionamento normal, após as interrupções provocadas na véspera por uma intensa nevasca que afetou aeroportos, trens e veículos particulares em várias regiões da França, além do Reino Unido e dos Países Baixos.

Na capital francesa, cerca de 30 linhas de ônibus que haviam sido suspensas na segunda-feira foram restabelecidas na manhã desta terça, enquanto os trens urbanos, bondes e o metrô operavam normalmente, informou a RATP, empresa responsável pelo transporte público da cidade.

A companhia esclareceu, no entanto, que algumas rotas de ônibus ainda permaneciam interrompidas. Segundo a RATP, o serviço será restabelecido de forma progressiva ao longo do dia, à medida que melhorem as condições das vias, ainda parcialmente congeladas.

Paris retoma transporte público após nevasca que paralisou parte da Europa

AFP

As linhas noturnas de ônibus, que operam a partir da meia-noite, não circularam durante a madrugada de terça-feira, acrescentou a empresa.

A agência meteorológica nacional, Météo-France, mantinha 23 departamentos do noroeste do país em alerta para neve e gelo, de acordo com boletim divulgado na manhã desta terça-feira.

“As temperaturas estão muito baixas, frequentemente entre −3 e −8 graus Celsius, e localmente abaixo de −10 graus”, informou o órgão, que destacou, no entanto, que o alerta deveria ser suspenso por volta do meio da manhã.

Em razão da situação registrada na véspera nos aeroportos parisienses de Charles de Gaulle e Orly, as companhias aéreas tiveram de reduzir em 15% o número de voos, devido às intensas nevascas.

Nos Países Baixos, cerca de 700 voos foram cancelados no aeroporto de Amsterdã-Schiphol — mais da metade dos aproximadamente 1.200 pousos e decolagens previstos para o período.

O tráfego ferroviário também sofreu fortes perturbações, especialmente na região de Amsterdã. Os trens Eurostar que ligam os Países Baixos a Paris e Londres chegaram a ter suas operações suspensas.