Papai Noel ao vivo: transmissão mostra funcionários e 'bom velhinho' em ação na produção de presentes; vídeo
Uma live iniciada no dia 24 de novembro mostra o Papai Noel e seus funcionários trabalhando em sua casa no Polo Norte para produzir as lembranças que serão dadas como presentes no Natal. No ar há mais de uma semana, a transmissão ao vivo mostra desde a fabricação e embalagem a neve caindo no lado de fora.
O que você não sabia sobre a árvore de Natal: curiosidades, origens e o motivo por trás do dia 8 de dezembro
Além disso, na tela, um contador é exibido. Nele, há uma regressiva para a data da festividade, quando os presentes são distribuídos.
Veja a transmissão:
O “Santa’s Workshop”, feito pela Festive Studio, oferece uma experiência completa do clima natalino em tempo real: um rastreador do Papai Noel, câmeras ao vivo mostrando sua oficina em ação, os elfos preparando presentes, uma contagem regressiva para o Natal de 2025, transmissões de animais do Polo Norte e até uma live direta da Vila do Papai Noel.
O que você não sabia sobre a árvore de Natal
A tradição da árvore de Natal, hoje difundida em diferentes partes do mundo, tem uma história que combina raízes pagãs e cristãs. Embora a versão moderna seja comumente associada à Alemanha e, possivelmente, ao reformador Martinho Lutero no século XVI, a prática de decorar árvores surge em rituais muito mais antigos.
De acordo com a matéria especial da National Geographic, em culturas gregas e romanas, pinheiros eram adornados durante festas de fertilidade e na Saturnália, quando simbolizavam renovação e proteção contra o inverno.
Galerias Relacionadas
A dimensão cristã da tradição ganhou força séculos depois. Uma das narrativas mais difundidas associa a árvore à visão de Lutero ao observar o brilho das estrelas refletido nos galhos de um pinheiro.
Outra versão remete ao missionário São Bonifácio, que teria derrubado um carvalho considerado sagrado por povos pagãos e, em seu lugar, plantado um pinheiro como símbolo do amor perene de Deus. Já na Europa medieval, era comum que as árvores fossem penduradas de ponta-cabeça dentro das casas como referência à fé cristã e à Santíssima Trindade.
A popularização do costume ocorreu de forma mais ampla a partir do século XIX, impulsionada pelos ingleses e pelos norte-americanos. Em 1891, a Casa Branca montou sua primeira árvore de Natal. No Brasil, o registro mais antigo é de 1909, no Rio Grande do Norte.
Paralelamente, surgiu uma prática que se tornaria tradição para muitos cristãos, segundo o La Nacion: montar a árvore no dia 8 de dezembro, data da Festa da Imaculada Conceição, definida em 1854 pelo Papa Pio IX. A celebração, que afirma que Maria foi concebida sem o pecado original, marca simbolicamente o início da preparação para o Natal.
