
'Pânico no Brasil' e 'caipirinha cancelada': jornais estrangeiros repercutem crise do metanol no país

A onda de casos suspeitos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas chegou à imprensa estrangeira. Veículos como a ABC americana, o Independent inglês e o France 24 têm repercutido o problema no Brasil.
Crise do metanol: Mapa interativo especial mostra evolução das mortes e casos dia a dia e por cidade
Entrevista: ‘Criminosos colocaram pessoas em risco’, diz Padilha sobre metanol
"Caipirinhas canceladas: Brasil em alerta por bebidas mortais", escreveu o France 24. Já o inglês Independent, do Reino Unido, noticiou: "Pânico no Brasil após envenenamento mortal por coquetel de metanol".
Os veículos americanos também repercutiram o problema. O canal americano ABC, um dos maiores do mundo, noticiou que "Brasileiros evitam beber após casos de intoxicação por metanol, incluindo uma morte" e a prestigiada revista Newsweek diz que "Ministro da Saúde do Brasil pede que se evite álcool em meio a casos de intoxicação por metanol".
Veja as manchetes:
ABC
ABC News
Reprodução
Fox News
Fox News
Reprodução
Newsweek
Newsweek
Reprodução
Independet
Independet
Reprodução
France 24
France 24
Reprodução
O Ministério da Saúde confirmou neste sábado o aumento para 195 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. Desse total, 14 casos já estão confirmados e outros 181 ainda estão em investigação. Do total de registros, 83% dos casos estão concentrados em São Paulo, incluindo todos os confirmados até o momento.
Das notificações, 13 são de óbitos: até o fechamento desse balanço, havia um óbito confirmado em São Paulo e outros 12 sendo investigados: sete em São Paulo, três em Pernambuco, um na Bahia e outro no Mato Grosso do Sul.