Pane global da AWS é resolvida: entenda o que aconteceu nesta segunda (20)

 

Fonte:


A pane geral da Amazon Web Services (AWS) chegou ao fim na noite desta segunda-feira (20). Em nota, o provedor de computação em nuvem explicou que um problema de DNS e outros incidentes paralelos desencadearam a falha global que derrubaram serviços da Amazon e de outras empresas ao longo do dia. Apagão na AWS: quem paga quando a nuvem cai? Quanto custou a queda da AWS? Especialistas divergem sobre prejuízo O comunicado de resolução foi divulgado às 19h53 no horário de Brasília, quase 15 horas depois da abertura do chamado. Com a resolução do incidente, serviços da Amazon e de outras empresas começaram a retornar à normalidade. Por outro lado, algumas aplicações ainda podem apresentar problemas como consequência do bug de ontem. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A seguir, confira: O que aconteceu com a AWS? Linha do tempo da pane Quais foram os impactos da falha? O que é AWS? E por que tantos apps caíram? O que aconteceu com a AWS? As falhas na AWS foram identificadas às 3h49 na região US-EAST-1, mais propriamente na Virginia (Estados Unidos). De início, a Amazon informou que havia uma falha de DNS, mecanismo que “traduz” nomes de domínio em endereços IP, no sistema de banco de dados DynamoDB. Isso significa que as instâncias e serviços da AWS não conseguiam “encontrar” o DynamoDB, mesmo que ele estivesse operacional. O problema de DNS foi resolvido às 6h24. Porém, outros serviços da AWS apresentaram problemas na sequência, até serem restabelecidos por completo no fim do dia. “Às 19h01 [horário de Brasília], todos os serviços da AWS retornaram às operações normais. Alguns serviços, como AWS Config, Redshift e Connect, continuam com um acúmulo de mensagens que serão processadas nas próximas horas. Compartilharemos um resumo detalhado da AWS após o evento”, diz o último comunicado. Linha do tempo da pane Veja a linha do tempo da pane geral da AWS:

03h49: início da instabilidade; 04h26: identificada uma falha de DNS no DynamoDB;

06h24: correção do problema de DNS e início de falhas internas no EC2;

A partir das 10h: os problemas se espalham para Network Load Balancer, afetando Lambda, DynamoDB e CloudWatch;

13h38: recuperação dos balanceadores de carga e, em paralelo, a AWS reduz operações para estabilizar EC2 e Lambda;

A partir das 16h: serviços voltam gradualmente;

18h01: todos os serviços normalizados. Falha geral da AWS foi resolvida por completo no fim desta segunda-feira (20) (Imagem: Marcelo Salvatico/Canaltech) Quais foram os impactos da falha? Além de ferramentas da Amazon, como a Alexa, serviços de diversas empresas saíram do ar ou apresentaram algum tipo de instabilidade ao longo da segunda. No setor bancário, por exemplo, os apps do Mercado Pago e do PicPay pararam de funcionar para uma grande parcela de clientes. Usuários também relataram dificuldade para usar serviços do Mercado Livre, iFood, Canva, Disney+, Slack, Zoom e muito mais. Ainda não está claro o prejuízo que o incidente causou às empresas e à Amazon. O que é AWS? E por que tantos apps caíram? A AWS oferece uma plataforma de computação em nuvem para armazenamento, aprendizado de máquina, banco de dados, entre outros serviços. Assim, é possível utilizar as soluções sem a necessidade de uma infraestrutura própria, feita do zero, com redução de custos e escalabilidade global. Por ser um dos principais players do mercado, a Amazon Web Services conta com grandes nomes em sua carteira de clientes. Entre elas, o Mercado Livre, PicPay, Nubank, Zé Delivery, Pinterest, Trello e Slack. Dessa forma, por utilizar os serviços da gigante do e-commerce, essas empresas foram impactadas diretamente ou parcialmente pela falha generalizada. O impacto, no entanto, variou de acordo com as estruturas das companhias, considerando que muitas diversificam os provedores de cloud computing. Confira outras matérias do Canaltech: Segundou | Queda da AWS faz a internet toda correr para o X e explode em memes AWS fora do ar | Ausência de queixas de grandes clientes tem fundo jurídico Perplexity AI | Comet, navegador IA, fica 4 horas fora do ar com a queda da AWS VÍDEO: Pane na AWS afeta diversos sites e apps no mundo todo Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por CNN Brasil (@cnnbrasil) Leia a matéria no Canaltech.