Palmeiras x Flamengo: confira os 12 remanescentes da final da Libertadores de 2021
Após uma virada épica do Palmeiras contra a LDU-EQU, revertendo a vantagem de 3 a 0 que os equatorianos tinham construído no jogo de ida, o time paulista irá enfrentar o compatriota Flamengo na final da Copa Libertadores. Monopolizando decisões nacionais e internacionais, as equipes brasileiras se reencontram na grande decisão quatro anos após o título do Palmeiras, em 2021.
Entre mudanças no elenco e no estilo de jogo, um nome se repete: Andreas Pereira. Embora seja no plantel de outra equipe. O confronto terminou em 2 a 1, na prorrogação. Após o meia se desequilibrar e perder o controle da bola, que foi tomada pelo a atacante Deyverson. O jogador resolveu a partida para o alviverde naquela edição.
Flamengo
Meses após a final, o jogador deixou o clube carioca e foi rumo à Inglaterra, jogar no Fulham. Nesta temporada, surpreendeu a torcida rubro-negra e voltou ao Brasil. Mas para o rival Palmeiras.
Outros protagonistas do Flamengo naquela final continuaram na equipe, embora em momentos diferentes. Arrascaeta chega na temporada mais artilheira pelo time, com 20 gols.
Já, Michael não tem sido mais relacionado para os jogos e já se tornou um nome fora dos planos para clube, embora naquela final tenha chegado como uma das principais opções ofensivas do Flamengo do então técnico Renato Gaúcho. Ele saiu do clube por duas temporadas, para o time dos Emirados Árabes Al-Hilal, mas logo voltou, ainda assim, sem conseguir se firmar.
Bruno Henrique, que já era um ídolo no time, conseguiu aumentar ainda mais o amor da torcida, mas dentro de campo caiu de rendimento. Ainda assim, tem nove gols e duas assistências em 50 jogos, e segue sendo muito acionado por Filipe Luís. O camisa 27 passou por alguns percalços, como uma grave lesão no joelho direito em 2022 e o julgamento que encara no STJD por manipulação de resultados.
Pedro, então reserva de Gabigol, poderá chegar como um dos destaques do rubro-negro caso volte bem da lesão que sofreu no braço. O jogador fraturou o antebraço direito na partida de ida contra o Racing e não atuou na volta.
Outro que se manteve com o time foi o Filipe Luís, embora não seja mais dentro de campo. O ex-lateral-esquerdo mudou rapidamente de jogador para técnico e logo passou a comandar a equipe rumo à chance de tetracampeonato do torneio continental.
Palmeiras
Já do lado do líder do Brasileirão, além da adição de Andreas Pereira, Abel Ferreira é o principal nome. O treinador chegará ao quinto ano com o time. Aquela foi sua segunda final e conquista da Libertadores.
Um de seus fiéis escudeiros, o goleiro Weverton, poderá não estar presente. Embora faça parte do Palmeiras, o jogador está com uma lesão grave na mão que o deixará de molho por tempo indefinido. Por outro lado, o capitão Gustavo Gómez continuará como um dos principais líderes do elenco.
Outro estrangeiro que se mantém na equipe paulista é o lateral-esquerdo Piquerez, que havia estreado no time naquele ano.
Já não mais tão protagonista como no passado, Raphael Veiga também estará na equipe. O jogador que era um dos motores do meio-campo do Palmeiras, atualmente é um reserva de luxo. Ainda assim, segue com atuações em alto nível, assim como o desempenho no 4 a 0 contra a LDU que fez a equipe chegar nesta final de 2025. Ele fez o terceiro e quarto gols do duelo que classificou o alviverde para jogar com o rival Flamengo.
Jogadores que entraram em campo pelo Flamengo na final em 2021
Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.
Jogadores que entraram em campo pelo Palmeiras na final em 2021
*Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Deyverson); Dudu (Wesley) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
