Palmeiras não consegue superar o Vitória, empata e perde a chance de tomar a liderança do Flamengo no Brasileirão
Com um time remendado pelos desfalques dos seis convocados durante a Data Fifa, o Palmeiras recebeu o Vitória no Allianz Parque, em partida antecipada da 37º rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira. A equipe de Abel Ferreira mostrou dificuldades de resolver o jogo na etapa inicial e precisou contar com a cavalaria no segundo tempo, mas não conseguiu fazer o suficiente para superar o muro do Leão da Barra, terminando o jogo com um frustrante 0 a 0.
Com o resultado, a equipe chegou a 69 pontos, dois atrás do Flamengo, na reta final do torneio. Já o Vitória, que chegou para o duelo em 17º e com 35 pontos, precisava vencer para tomar a frente do Santos (36 pontos) e sair do Z-4. Mas o time de Jair Ventura chegou a mesma pontuação do time de Neymar, porém fica atrás nos critérios de desempate — são nove vitórias contra oito.
O próximo jogo do alviverde será contra o Fluminense, neste sábado, às 21h30. Já os Leões da Barra enfrentarão o lanterna Sport, neste domingo, às 18h30.
Cavalaria acionada
Em dia de lançamento da nova terceira camisa e de comemoração dos 11 anos no Allianz Parque, o time que Abel Ferreira levou a campo contou com o retrospecto ruim dos visitantes fora de casa para, desde o início, empurrar o Vitória para trás.
Sem Gustavo Gómez e Piquerez na defesa, ambos convocados, o time mudou o esquema e foi com três zagueiros. Atuando como primeiro volante, Andreas Pereira foi o único meia que ligava a defesa e ataque. A equipe ficou com seis jogadores no último terço do campo.
A melhor chance do primeiro tempo se iniciou em um lance individual do ponta Allan, que fez grande jogada pelo lado direito do campo, superando três defensores com dribles de corpo e fintas, mas terminando com a finalização sendo desviada pela defesa, e sem outro companheiro de equipe para finalizar ao gol, a bola saiu pela linha de fundo.
Mesmo controlando a posse de bola e as ações do jogo, a equipe teve dificuldades de furar o bloqueio do rubro-negro nordestino. E, quando conseguia, perdia as oportunidades na hora H. E, ainda assim, as alterações forçadas no time titular paulista mostraram impacto, pois o time era superior no ataque, mas cometia diversos erros na marcação, que não foram aproveitados pelo Vitória.
Precisando do resultado, Abel acionou a cavalaria que estava sendo poupada no banco de reservas. Além de Aníbal Moreno e Felipe Anderson, os convocados Facundo Torres (Uruguai) e Vitor Roque (Brasil) e deixaram o jogo muito mais incômodo para os visitantes.
Allan teve mais espaço para atacar com a entrada dos jogadores, seja driblando defensores ou até mesmo de bicicleta ele foi o nome que mais apareceu no ataque. Moreno também testou o goleiro de fora da área perigosamente, mas teve o lance defendido.
O paraguaio Gustavo Gómez, que atuou os 90 minutos nos dois jogos do Paraguai contra Estados Unidos, no sábado, também precisou ir a campo, mas até ele partiu para o ataque, e não se resguardou em ficar no sistema defensivo do time.
O que parecia ser a grande chance do Palmeiras quando Felipe Anderson chutou forte de fora da área, a bola parou com o goleiro Couto, herói do resultado.
Apesar da pressão final, o alviverde não conseguiu balançar as redes adversárias. Após o apito final, Andreas Pereira foi em direção ao árbitro e recebeu o segundo cartão amarelo por reclamação e foi expulso.
