Pai e filha estão entre os cinco mortos em avalanche nas Dolomitas, na Itália; vídeo
Cinco alpinistas alemães morreram após serem atingidos por uma avalanche nas Dolomitas, no norte da Itália, no sábado (1). Entre as vítimas estão um pai e sua filha adolescente, que estavam desaparecidos desde o incidente e foram encontrados sem vida na manhã deste domingo (2), segundo informou o Serviço de Resgate Alpino italiano.
Leia também: Homem é morto por manada de elefantes enquanto dormia na Malásia
O grupo escalava o Cima Vertana, a mais de 3.500 metros de altitude, quando o deslizamento de neve ocorreu por volta das 16h. De acordo com os socorristas, três pessoas foram “completamente arrastadas pela avalanche” e morreram no local. As más condições meteorológicas, incluindo nevoeiro e baixa visibilidade, impediram que os helicópteros decolassem ao amanhecer de domingo.
Operação de resgate dificultada pelo mau tempo
Assista o resgate:
Com a melhora do clima, equipes especializadas e cães farejadores foram levados de helicóptero até a montanha para continuar as buscas. O porta-voz do serviço de resgate, Federico Catania, afirmou que os corpos do pai e da filha foram encontrados “na parte inferior da ravina, onde ocorreu a avalanche”. As equipes retornaram ao vale no fim da operação, devido ao agravamento das condições meteorológicas em grandes altitudes.
Outros dois alpinistas, que pertenciam a um terceiro grupo e também foram atingidos, conseguiram sobreviver e foram levados de helicóptero para um hospital na cidade de Bolzano. As autoridades acreditam que os três grupos escalavam de forma independente, sem relação entre si. Ainda não há explicações para o motivo de terem continuado a subida em um horário considerado tardio.
O Tirol do Sul, onde ocorreu o acidente, é uma das regiões mais procuradas por turistas alemães que praticam montanhismo. O pico mais alto da área é o Ortles, que alcança 3.905 metros. Acidentes com avalanches são comuns nos Alpes italianos — o país tem uma das maiores médias anuais de mortes do gênero na Europa.
