Pai de Rossi, tia de Danilo, Denir: tetracampeonato do Flamengo na Libertadores é marcado por emoção e homenagens

 

Fonte:


O tetracampeonato do Flamengo na Libertadores, conquistado ontem após vitória sobre o Palmeiras 1 a 0, fez jogadores e o treinador Filipe Luís irem à flor da pele por causa de pessoas queridas perdidas nos últimos anos. Danilo e Rossi distribuíram homenagens no pós-jogo no Estádio Monumental de Lima e o goleiro argentino desabou em lágrimas.

Rossi foi um dos principais nomes da campanha do título, mas lamentou que seu pai não tenha assistido. Ele faleceu em 2020, durante a pandemia de coronavírus, deixando um vácuo ainda muito sentido pelo defensor.

— Meu pai me acompanhou, não fisicamente... Para mim, foi algo incrível, fiquei muito feliz. Um milhão de lembranças. Agradecer por tudo que ele deu para mim. Tenho certeza de que estaria muito orgulhoso do que sou hoje em dia, como pai também — disse na zona mista, em lágrimas. — Não me saem as palavras...

— O que posso falar do meu pai? Não tem explicação. Eu, como pai agora também... tem muita coisa que aconteceu na minha e na vida dele. Ele sofreu muito também. Não poder conquistar isso aqui (Libertadores) hoje (sábado) com ele... Não conseguimos ganhar em 2018 com o Boca, e hoje ter conquistado isso, para mim, é algo incrível, obviamente. Dedico à minha mulher, meu filho, minha mãe e todas as pessoas que me acompanham — completou Rossi.

Defendendo o Flamengo desde 2023, ele havia sido vice-campeão da Libertadores em 2018, quando o River Plate bateu o Boca Juniors na final. Hoje estabilizado no futebol brasileiro, conquistou o grande título da carreira.

Quem aumentou ainda mais seu legado foi Danilo, primeiro jogador na história a ser bicampeão da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa. Ele acumulava conquistas pelo Santos, em 2011, e Real Madrid, em 2016 e 2017. Ontem, fez o gol do título aos 21 minutos do segundo tempo, ao cabecear um escanteio cobrado por Arrascaeta.

Após o jogo, o herói da conquista revelou que sua família — ele é natural de Bicas, cidade em Minas Gerais — não pôde ir à Lima porque a tia faleceu na sexta-feira, dia anterior à final. O luto também rendeu homenagens.

— Não é segredo para ninguém que sou flamenguista, o quanto eu queria voltar para jogar no Flamengo. Era a minha prioridade. Meu pai estava vindo com minha mãe e meus irmãos para o jogo. Acabou falecendo uma irmã dele, minha tia, e ele teve que voltar. Meu pai também é flamenguista, está lá em Bicas com a galera toda assistindo e infelizmente não pôde estar aqui. Queria dedicar esta vitória para toda minha família e para ele em especial — disse Danilo.

Danilo chora após marcar contra o Palmeiras na final da Libertadores

Luis ACOSTA / AFP

Para além das perdas pessoais, o título também foi uma homenagem para personagens importantes do clube. Ficou a cargo de Filipe Luís resgatar novamente a memória dos dez jogadores da base que morreram em um incêndio no Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019 — até hoje, ninguém foi punido pela tragédia —, e de Denir, massagista histórico do Flamengo que faleceu em janeiro de 2024, aos 75 anos, após mais de quatro décadas trabalhando no rubro-negro.

— Queria começar falando o que eu sempre falo depois de uma conquista tão especial como essa. São aqueles meninos que faleceram no Ninho em 2019. Não é coincidência depois que eles faleceram que o Flamengo começou a vencer tanto. Eles estão comigo. Sinto que estão vivos dentro do clube, de mim. Gostaria de mandar um abraço para todas as famílias — disse o treinador na primeira resposta da coletiva.

— O Denir é um cara muito especial. Sentimos a falta dele e o legado dele será eterno no clube — ressaltou.

Futebol / Flamengo / Massagista, Denir

Divulgação

O treinador ainda dedicou o título ao avô, Ivo Stinghen. Falecido há cerca de dez anos, ele foi fundamental para fazer Filipe se apaixonar pelo Flamengo, e o neto disse que pensou muito nele antes da decisão.

— Mandar um abraço para o meu vôzinho. Pensei muito nele hoje (sábado). É um momento muito especial para mim. Significa muito, minha esposa sabe bem. São muitas horas. E, no final das contas, o treinador é julgado pelo resultado. Foi muito difícil chegar até aqui.