Operação no Rio: veja como estão operando os serviços públicos nesta quarta-feira
Apesar de ter sido encerrada na terça-feira, a operação policial mais letal da história do Rio, que deixou mais de cem mortos, ainda está provocando receio em muitos moradores. Por conta do sentimento de terror e instabilidade, algumas repartições públicas e serviços estão operando sob esquema especial ou suspenderam suas atividades, como universidades, escolas e unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As agências do INSS permanecerão fechadas nesta quarta-feira. Atendimentos marcados serão reagendados automaticamente. As novas datas poderão ser consultadas a partir das 14h pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RJ) informou que seu atendimento presencial está suspenso temporariamente. Durante esse período, as atividades de fiscalização seguem interrompidas e a equipe trabalhará de home office. O Iphan afirma que atendimentos e demandas devem ser encaminhados pelos canais eletrônicos disponíveis no site do instituto.
No caso das escolas municipais, a Secretaria de Educação informou que as escolas no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha estão com as aulas suspensas, seguindo o protocolo Acesso Mais Seguro, desenvolvido em parceira com a Cruz Vermelha. As outras unidades seguem funcionando normalmente.
As universidades também seguem com as atividades suspensas. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas do turno da manhã. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) também segue com as atividades presenciais suspensas ao longo do dia. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cancelou as aulas e serviços administrativos, mantendo apenas os serviços essenciais.
A Universidade Federal Fluminense (UFF), que fica em Niterói, também suspendeu suas atividades essenciais.
As unidades da rede de saúde do estado por sua vez estão operando normalmente, informou em nota a Secretaria de Estado de Saúde.
