Operação mira quadrilha que sequestrava motoristas de vans e causou prejuízo de mais de R$ 4 milhões ao setor de transportes em SP; entenda
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta quarta-feira, uma grande operação para desarticular uma quadrilha especializada em sequestrar motoristas de vans e utilitários que realizavam entregas na Grande São Paulo. As investigações, conduzidas ao longo de seis meses, apontam que o grupo causou prejuízos superiores a R$ 4 milhões ao setor de transporte e distribuição de mercadorias.
Segundo a polícia, os criminosos atuavam rendendo motoristas durante o trajeto e os mantinham sob ameaça enquanto realizavam extorsões.
As vítimas eram obrigadas a fazer transferências via Pix para contas ligadas ao bando. Após dominar os condutores, a quadrilha levava tanto as mercadorias quanto os veículos, que eram encaminhados para desmanches e revendidos ilegalmente.
O bairro dos Pimentas, em Guarulhos, funcionava como centro operacional da organização criminosa. Imóveis da região eram usados como cativeiros, pontos de planejamento das ações e locais de armazenagem das cargas roubadas.
Na ação policial, participaram 40 agentes que cumpriram nove mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão. O saldo da operação inclui oito suspeitos presos e a apreensão de documentos, celulares, armas e roupas utilizadas nos crimes.
O delegado titular do Núcleo de Roubos de Cargas afirmou que a quadrilha foi desmantelada, mas destacou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos.
— Foi uma investigação trabalhosa, mas conseguimos identificar esses criminosos. Hoje podemos afirmar que já desmantelamos essa quadrilha, mas as apurações continuam — disse.
Os casos serão registrados na Delegacia Seccional de Guarulhos.
