Operação mira pirataria digital e bloqueia mais de 500 sites

 

Fonte:


A ação representa a maior mobilização internacional do Brasil contra crimes de propriedade intelectual, contando com a participação da Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido. O Ministério da Justiça realizou nesta quinta-feira (27) a oitava fase da Operação 404, em parceria com autoridades de cinco países, bloqueando 535 sites e um aplicativo de streaming ilegal, além de remover milhares de conteúdos piratas de plataformas digitais, repositórios e redes sociais.

A operação representa a maior mobilização internacional do Brasil contra crimes de propriedade intelectual, contando com a participação da Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Reino Unido.

Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo quatro prisões preventivas e três em flagrante, com foco em identificar administradores e colaboradores de plataformas ilegais. Segundo o Ministério da Justiça, esta fase também teve como objetivo desarticular as estruturas de financiamento e monetização da pirataria digital.

A ação foi conduzida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, com o apoio das polícias e órgãos de 17 estados, além da Anatel, da Ancine e de entidades internacionais de proteção à propriedade intelectual.