Operação da PF mira mercado financeiro e prende dono do Banco Master
A ação, denominada Operação Compliance Zero, envolve sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão. A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (18) ordens de prisão em uma operação contra integrantes do mercado financeiro. Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, foi preso em São Paulo.
A ação, denominada Operação Compliance Zero, envolve sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.
A operação ocorre no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em Minas Gerais, com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional.
A Polícia Federal cumpre, ao todo, sete mandados de prisão, sendo cinco preventivas e duas temporárias, e 25 mandados de busca e apreensão, incluindo outras medidas cautelares. Entre os alvos está Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
Ontem, foi anunciado que a holding financeira Fictor adquiriu o Banco Master em uma operação com aporte superior a R$ 3 bilhões. No entanto, nesta terça-feira (18), a Polícia Federal cumpre mandados da Operação Compliance Zero e prendeu Daniel Vorcaro, proprietário do banco.
De acordo com a PF, as investigações começaram em 2024, após uma requisição do Ministério Público Federal para apurar a possível criação de carteiras de crédito fictícias por uma instituição financeira. Os crimes investigados são: gestão fraudulenta, gestão temerária e participação em organização criminosa, entre outros.
