Onde Bolsonaro cumprirá pena da trama golpista? Saiba onde ele e demais condenados ficarão presos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou que o processo do ex-presidente Jair Bolsonaro por golpe de Estado transitou em julgado. Isso significa que não cabem mais recursos, o que abre caminho para a execução das penas na prisão.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de reclusão, em regime fechado. O prazo para entrar com um segundo embargo de declaração terminou nesta segunda-feira (25).
Com a declaração, o ministro Alexandre de Moraes expediu novas ordens de prisão e determinou onde cada um dos condenados pela trama golpista deve iniciar o cumprimento de pena. Até agora, apenas um dos réus seguirá para o sistema penitenciário da Papuda, em Brasília: Anderson Torres, ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro.
Jair Bolsonaro, ex-presidente
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Onde cumprirá pena? Na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília;
Pena total: 27 anos e três meses de pena, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, em regime inicial fechado, além de 124 dias-multa (2 salários mínimos cada);
Por cada crime: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 6 anos e 6 meses; golpe de Estado: 8 anos e 2 meses; organização criminosa armada: 7 anos e 7 meses; deterioração de patrimônio tombado: 2 anos e 6 meses; e dano qualificado: 2 anos e 6 meses.
Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil
Ex-ministro da Defesa de Bolsonaro, Walter Braga Netto
Alan Santos/PR
Onde cumprirá a pena? Na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, no Rio de Janeiro, onde ele já está preso;
Pena total: 26 anos de pena, sendo 24 anos de reclusão e 2 anos de detenção, em regime inicial fechado, além de 100 dias-multa (1 salário mínimo cada);
Por cada crime: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito: 6 anos e 6 meses; golpe de Estado: 8 anos e 6 meses; organização criminosa armada: 6 anos; deterioração de patrimônio tombado: 2 anos e 6 meses; e dano qualificado: 2 anos e 6 meses.
