Onda de calor castiga cerca de 300 cidades de Minas Gerais

 

Fonte:


Quase 300 cidades mineiras estão sob alerta de perigo de onda de calor até a próxima terça-feira (30), segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. O fenômeno se caracteriza por temperaturas 5ºC acima da média por período maior que cinco dias.

As regiões do Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata são as mais impactadas pelas altas temperaturas. Em Juiz de Fora, os termômetros batem os 34 graus. E em Araguari e Varginha, a temperatura vai a 35º. As demais regiões mineiras, como a metropolitana e o Vale do Jequitinhonha, também sentem os impactos da massa de ar quente e, com isso, as máximas podem variar entre 35º e 38º nos próximos dias.

Em Belo Horizonte, faz 32 graus neste momento, com possibilidade de chegar a 33º nesta tarde. Nessa sexta-feira (26), fez 35,2º, o segundo dia mais quente do ano. O primeiro foi 7 de outubro, quando fez 35,5º.

Apesar do calor e do sol forte, pode chover na maior parte de Minas Gerais neste sábado (27). Segundo a Defesa Civil Estadual, no Oeste e no Sul, há previsão de tempestades, com maior potencial de severidade em áreas do Triângulo Mineiro, Centro-Oeste Sul e Alto Paranaíba. Nessas regiões, as tempestades podem vir acompanhadas de rajadas vento superiores a 70 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Na Zona da Mata, Noroeste de Minas, Central, Metropolitana de Belo Horizonte e Campo das Vertentes, as instabilidades devem ocorrer de forma mais isolada, na forma de pancadas de chuva.