Oito aviões de guerra dos EUA sobrevoam Caribe próximo à Venezuela
Ao menos oito aeronaves militares dos Estados Unidos realizaram, nesta quinta-feira, sobrevoos sobre o mar do Caribe em áreas próximas à costa da Venezuela, incluindo regiões adjacentes à capital, Caracas. As movimentações foram registradas pelo site de monitoramento Flightradar24 e envolvem aviões empregados em missões de guerra, vigilância e controle aéreo.
Petróleo da Venezuela é um dos focos da campanha de Trump contra Maduro
Entre as aeronaves identificadas estão dois EA-18G Growler (Grizly 11 e Grizly 12), três caças F/A-18E Super Hornet — sendo dois deles não identificados —, dois aviões de alerta aéreo antecipado Grumman E-2D Advanced Hawkeye (Tracr 11 e Tracr 31) e um Boeing E-3C Sentry. Todas decolaram de bases americanas na região, com exceção do E-3C, que partiu diretamente dos Estados Unidos.
A movimentação ocorre em meio à escalada de tensões entre Washington e Caracas, agravadas por sanções econômicas, bloqueios a petroleiros venezuelanos e recentes declarações do presidente Nicolás Maduro sobre cooperação militar regional — propostas rejeitadas publicamente por líderes como o presidente colombiano, Gustavo Petro.
O Boeing E-3C Sentry é uma das principais plataformas de vigilância aérea dos EUA. Trata-se de uma aeronave de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS), equipada para detectar, identificar e rastrear alvos a longa distância, além de coordenar operações militares conjuntas.
Boeing E-3C Sentry
Reprodução/X
"A aeronave fornece ao Centro de Operações Aéreas Conjuntas uma imagem precisa e em tempo real do campo de batalha", explica a Força Aérea dos Estados Unidos.
Já o Grumman E-2D Advanced Hawkeye é um sistema de alerta aéreo embarcado em porta-aviões, capaz de operar em qualquer condição meteorológica e monitorar simultaneamente mais de três mil alvos. A aeronave desempenha papel central na coordenação de frotas navais e operações aéreas.
Grumman E-2D Advanced Hawkeye
Reprodução/X
O F/A-18E Super Hornet é o principal caça da Marinha americana. De caráter multimissão, pode ser empregado tanto em combates aéreos quanto em ataques ao solo, com uso de armamentos de precisão. Também realiza missões de patrulha, escolta e apoio aéreo aproximado.
F/A-18E Super Hornet
Reprodução/X
Complementando o aparato, o EA-18G Growler é a versão do Super Hornet dedicada à guerra eletrônica. Sua função é interferir em comunicações, radares e sistemas inimigos, reduzindo a capacidade de resposta de forças adversárias.
