Novo ataque dos EUA contra suposto barco de narcotráfico mata três no Caribe
Forças americanas atacaram na quinta-feira outro suposto barco de narcotráfico no Caribe, matando três pessoas, disse o chefe do Pentágono, Pete Hegseth.
Confira: Novo ataque dos EUA contra suposto barco de narcotraficantes mata duas pessoas no Pacífico
Leia também: EUA reativam base militar e adaptam aeroportos no Caribe em meio a operações contra o narcotráfico e tensões com a Venezuela
O ataque mais recente eleva o número de mortos na controversa campanha antidrogas de Washington para pelo menos 70.
Hegseth publicou imagens aéreas do ataque na rede X (antigo Twitter), que, segundo ele, ocorreu em águas internacionais, como em ataques anteriores, e teve como alvo "uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada".
Initial plugin text
Os Estados Unidos destruíram pelo menos 18 embarcações até o momento: 17 navios e um semissubmersível, mas Washington ainda não divulgou provas de que seus alvos eram narcotraficantes ou representavam uma ameaça ao país.
"A todos os narcoterroristas que ameaçam nossa pátria: se quiserem continuar vivos, parem de traficar drogas. Se continuarem traficando drogas letais, nós os mataremos", escreveu o chefe do Pentágono.
Os Estados Unidos enviaram seis navios da Marinha para o Caribe, perto da Venezuela, caças furtivos F-35 para Porto Rico e ordenaram que o grupo de ataque do porta-aviões USS Gerald R. Ford se deslocasse para a região.
Governos e familiares das vítimas dos ataques americanos afirmam que muitas eram civis, principalmente pescadores. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou repetidamente Trump de tentar derrubá-lo.
