
Nova tecnologia da AMD "comprime gráficos" e deixa jogos mais leves e detalhados

A AMD promete revolucionar a forma como lida com geometria em jogos, os deixando mais detalhados e leves. Em seu blog, a empresa apresenta uma nova tecnologia chamada Dense Geometry Format (DGF), que promete tornar as animações e o ray tracing nos jogos muito mais eficientes. Embora já seja possível usar o DGF hoje através de software, a grande novidade é que a empresa planeja integrar a tecnologia diretamente no hardware de suas futuras placas de vídeo, possivelmente a partir da arquitetura RDNA 5, esperada para 2026. Entenda a nomenclatura das placas de vídeo AMD Radeon 5 melhores placas de vídeo AMD Radeon para diferentes perfis de uso Para entender o que o DGF faz, é preciso pensar em como os jogos funcionam hoje. Cada vez que um personagem se move ou uma cena com ray tracing é renderizada, a placa de vídeo precisa processar e mover uma quantidade gigantesca de dados que compõem os modelos 3D. Esse processo consome muita memória e poder de processamento a cada quadro por segundo, o que pode limitar o desempenho. DGF promete reduzir a quantidade de dados transferidos A solução da AMD com o DGF é, de forma simplificada, criar um algo parecido com um arquivo ZIP para os modelos 3D que a placa de vídeo consegue entender nativamente. A tecnologia corta os modelos complexos em pedaços menores e os comprime de forma inteligente. Assim, em vez de ter que descompactar e processar tudo a cada frame, a GPU passa a trabalhar apenas com esses pequenos blocos comprimidos, atualizando somente o que é necessário para a animação. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Diagrama sobre o funcionamento da nova tecnologia da AMD (Imagem: Reprodução) Com isso, a AMD promete reduzir drasticamente a quantidade de dados que precisam ser transferidos com o DGF, liberando a largura de banda da memória para outras tarefas, como o uso de texturas de maior qualidade. Além disso, por serem menores, os dados cabem mais facilmente na memória cache da GPU, o que diminui a latência. O resultado é um ganho de desempenho em tay tracing e em cenas com animações complexas, permitindo que os jogos do futuro sejam ainda mais detalhados e não exijam tanto da placa de vídeo. Veja mais do CTUP:
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