Norris, Verstappen ou Piastri? Título da Fórmula 1 será decidido neste domingo (7)

 

Fonte:


A Fórmula 1 decide neste domingo (7) o campeão da temporada 2025, com três pilotos ainda na disputa: Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri.

No GP de Abu Dhabi, Verstappen larga na pole position, enquanto o líder do campeonato, Norris, sai em segundo, e Piastri em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto garantiu o sétimo lugar. Veja a classificação final completa abaixo.

No momento, Norris lidera o campeonato, com 408 pontos. Atrás, aparece Verstappen, com 396 pontos. Em terceiro lugar, Piastri soma 392 pontos.

A corrida está marcada para às 10h (Brasília) e será transmitida pela TV Band (TV aberta) e Bandsports (TV fechada).

Quem fica com o título?

Lando Norris precisa terminar o GP de Abu Dhabi no pódio para garantir o primeiro título da carreira, sem depender dos resultados dos rivais. O primeiro, segundo ou terceiro lugar são suficientes para o britânico ficar com o título.

Caso fique fora do pódio, o piloto da McLaren vai precisar torcer por um tropeço dos outros pilotos. Neste cenário, Verstappen poderia ficar com o título em caso de vitória na prova. Caso Norris abandone a prova ou não marque pontos, Verstappen precisa ficar fora do pódio, e Piastri não pode passar de terceiro.

Já Verstappen pode ser campeão em três casos: vença a última corrida e Norris fique em 4º lugar ou abaixo; termine em 2º lugar, Norris fique em 8º lugar ou abaixo, e Piastri não vença a prova; ou conquiste o 3º lugar, Norris fique em 9º ou abaixo, e Piastri não vença o GP.

Para Piastri, os cenários são mais complexos. Caso vença a corrida, precisa torcer para que Norris termine abaixo do 6º lugar. Se ficar em 2º, Norris precisa ficar no 10º lugar ou abaixo, e Vertappen, do 4º lugar.

Classificação final para o grid de largada:

Max Verstappen (RBR)

Lando Norris (McLaren)

Oscar Piastri (McLaren)

George Russell (Mercedes)

Charles Leclerc (Ferrari)

Fernando Alonso (Aston Martin)

Gabriel Bortoleto (Sauber)

Esteban Ocon (Haas)

Isack Hadjar (RB)

Yuki Tsunoda (RBR)

Oliver Bearman (Haas)

Carlos Sainz (Williams)

Liam Lawson (RB)

Kimi Antonelli (Mercedes)

Lance Stroll (Aston Martin)

Lewis Hamilton (Ferrari)

Alexander Albon (Williams)

Nico Hulkenberg (Sauber)

Pierre Gasly (Alpine)

Franco Colapinto (Alpine)