
Noivo há 12 anos, tricampeão olímpico de judô Teddy Riner se aventura como apresentador de reality de casamento

Depois de dominar totalmente os tatames na categoria acima de 100kg — ele foi tricampeão olímpico na disputa simples e faturou outros dois ouros por equipes, além dos 11 títulos mundiais entre 2007 e 2023 —, Teddy Riner explora uma diferente área profissional. Ao lado da noiva, Luthna Plocus, com quem vive um relacionamento de 14 anos, o judoca apresenta a primeira temporada da versão francesa da franquia "Casamento Às Cegas", da Netflix.
Libertadores: Flamengo consegue anulação de expulsão e Plata está liberado para atuar em jogo de volta contra Estudiantes
Ascensão, glória e incerteza: como Textor comprometeu recursos do Botafogo para salvar o Lyon, e qual será o futuro alvinegro
O reality de relacionamentos teve sua primeira edição nos Estados Unidos em 2020, e desde então se expandiu para diversos outros lugares: Brasil, Argentina, México, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Japão, Habibi (Oriente Médio) e agora a França, contam com uma versão do programa. No programa, solteiros se conhecem e ficam noivos após duas semanas de conversas apenas por áudio. Eles só se veem pela primeira vez após o pedido de casamento, e depois embarcam para uma viagem romântica seguida de semanas morando juntos até o momento de subir no altar e decidirem se, de fato, irão se casar.
Os apresentadores guiam os participantes nas diferentes etapas do programa. Na fase inicial, quando mulheres e homens são confinados em locais diferentes, Teddy e Luthna foram conversar com os solteiros, dando dicas da vida conjugal. No papo, eles revelaram que demoraram quatro anos para passar de amigos a namorados, por decisão de Luthna: ela achava que o judoca era muito imaturo aos 18 anos, quando ela o conheceu.
Initial plugin text
No reality, Teddy e Luthna aconselham casais que subirão ao altar com menos de dois meses de relacionamento. Para os dois, no entanto, o movimento é o contrário: eles se conheceram em 2006, começaram a namorar em 2010 e estão desde 2012 noivos, ainda sem data para o casamento. O que poderia ser um tabu virou uma brincadeira para o casal: em uma entrevista à revista francesa Le Dépéche, neste mês, ela afirmou que "a lista de convidados é grande demais" e que eles planejam "quebrar o recorde do noivado mais longo".
Nestes quase 15 anos de relacionamento, Teddy e Luthna tiveram dois filhos: Eden, de 11 anos, e Ysis, de sete. Apesar de os pais levarem uma vida na esfera pública, eles preferem manter a vida familiar reservada, e não expõem o rosto dos filhos nas redes sociais.
Initial plugin text
N
Relação com o Brasil
Além da coleção de láureas e do carisma, que lhe rendeu o apelido de Teddy Bear (Urso de Pelúcia), o judoca tem outro título: o de francês "mais carioca". Ele fez parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 com os judocas do Flamengo, no Rio, e dedicou a medalha ao país.
— Obrigado ao Brasil por me receber no período de preparação para os Jogos Olímpicos. Foi incrível, aprendi várias técnicas nessa viagem. Essa medalha é minha, mas também tem uma alma brasileira, assim como a de todos que me ajudaram a consegui-la — contou após receber a medalha de ouro.
Riner é apaixonado pelo Rio. Foi a cidade onde ele sagrou-se campeão do mundo pela primeira vez, em 2013 (de lá para cá, vieram outros dez títulos mundiais). O judoca subiu ao lugar mais alto do pódio em Londres-2012 e na Rio-2016 (em Pequim, foi bronze no individual, assim como em Tóquio, de onde saiu com o ouro na disputa por equipes).
Mas o Rio não faz parte apenas da trajetória profissional de Teddy Riner. O atleta, que vive hoje no Marrocos — onde foi gravada a segunda etapa do reality — ao lado da mulher, Luthna Plocus, até comprou um apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio, para aproveitar a capital fluminense. Em entrevistas passadas, o francês já se disse um pouco carioca e relatou a ligação sentimental com a cidade.
— Quando se tem uma história particular com uma cidade como o Rio, a gente acaba se apaixonando. Eu amo o Rio — disse ele.
Teddy Riner treina no Flamengo
AFP
Teddy Riner treina no Arpoador
Instagram
Teddy Riner no MAC
Instagram