Netflix vai exibir podcasts em vÃdeo do Spotify. Entenda a parceria
O Spotify firmou uma parceria com a Netflix para levar alguns de seus principais videopodcasts ao vasto público do serviço de streaming. Podcasts em vÃdeo, os chamados videocasts, do streaming de áudio de origem sueca serão exibidos na plataforma de audiovisual americana.
Séries produzidas pelos produtores The Ringer e Spotify Studios, incluindo "The Bill Simmons Podcast", passarão a ser publicadas simultaneamente nas duas plataformas — inicialmente nos Estados Unidos, a partir do próximo ano, com expansão posterior para outros mercados, informaram as empresas nesta terça-feira.
Atualmente, "Bill Simmons" publica os episódios completos em vÃdeo no Spotify e no YouTube. Mas, com o inÃcio da parceria com a Netflix, apenas trechos selecionados — e não episódios inteiros — continuarão disponÃveis no YouTube. A Ãntegra passará a ser exclusiva da Netflix.
Outros programas que estrearão na Netflix incluem "The Zach Lowe Show", "The Rewatchables", "Conspiracy Theories" e "The Big Picture". As versões em áudio seguirão disponÃveis em diversas plataformas de podcast.
"De cultura pop e estilo de vida a true crime e esportes, essa seleção curada de videopodcasts traz novas vozes e perspectivas à Netflix", afirmou Lauren Smith, vice-presidente de Licenciamento de Conteúdo e Estratégia de Programação da Netflix, em comunicado.
Originalmente um meio apenas de áudio, o crescente ramo dos podcasts vem migrando para o vÃdeo, na tentativa de alcançar mais pessoas e aproveitar os algoritmos poderosos de plataformas como TikTok, YouTube e Instagram. O próprio Spotify tem uma função de vÃdeo para podcasts com imagens.
Ainda assim, hoje, mais de 1 bilhão de pessoas assistem a podcasts no YouTube todos os meses. Segundo a Edison Research, cerca de 77% dos novos ouvintes de podcasts dizem assistir ativamente a videopodcasts.
O coCEO da Netflix, Ted Sarandos — que também integra o conselho da Spotify — já havia afirmado que videocasts provavelmente encontrariam espaço na plataforma. A empresa já distribuiu dois episódios especiais de "Kill Tony", podcast em que o comediante Tony Hinchcliffe comanda uma noite semanal de microfone aberto.
O Spotify, pioneiro no streaming de música e uma das primeiras empresas a apostar na indústria de podcasts, tenta também se tornar um destino para conteúdo em vÃdeo. A companhia sueca converteu a maior parte de seus programas originais para o formato de vÃdeo e criou um programa para incentivar criadores do YouTube e outras plataformas a publicarem seus conteúdos.
Durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre, o cofundador e CEO Daniel Ek afirmou que mais de 430 mil videopodcasts estão hospedados no Spotify e que mais de 350 milhões de pessoas já assistiram a esse tipo de conteúdo.
As versões em vÃdeo no Spotify continuarão a incluir anúncios, como já ocorre. Já a Netflix exibirá os programas sem publicidade para os assinantes do plano sem anúncios.
