Nenhum país pode enfrentar crise climática sozinho, diz Lula

 

Fonte:


O presidente Lula afirmou nesta quinta que nenhum país pode enfrentar a crise climática sozinho e cobrou uma ação coletiva para frear o aquecimento global.

— Nenhum país poderá enfrentar a crise climática sozinho. Os incêndios que consomem nossas florestas não respeitam fronteiras. Nem o plástico que polui nossos oceanos e elimina a vida marinha. Somente um multilateralismo revigorado pode equacionar esses dilemas de ação coletiva — discursou.

Em sua terceira fala pública no dia, o presidente celebrou o anúncio oficial do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma das principais apostas do Brasil como anfitrião da COP30.

— Esta COP, que é a COP da verdade, propõe um pacto pela vida das florestas, dos oceanos e da própria Humanidade. É hora de transformar ambição em ação e de encontrar o equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade — disse.

Lula afirmou que a floresta tropical "não é só feita de fauna e flora". Ele lembrou que cerca de 50 milhões de pessoas vivem em território amazônico na América do Sul.

— Nenhuma floresta tropical vai contribuir para enfrentar as mudanças do clima se não for capaz de gerar soluções para quem vive nela — alertou.