Navios que serviam de hospedagem se preparam para partir, e delegações precisam sair às pressas
Com as negociações atrasadas na COP30, a conferência do clima de Belém, representantes de países já consideram inevitável que o encontro não feche na hora. Um fator de perturbação nisso é a necessidade de mudança de hospedagem para alguns delegados.
Fogo na COP30: Polícia Federal assume investigação das causas do incêndio
Conferência do clima em tempo real: redução do uso dos fósseis não é incluída em rascunho do texto final. Veja o que avançou; siga
A equipe responsável pela acomodação das delegações na Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), já encaminhou um comunicado hoje alertando que quem estiver hospedado em cruzeiros precisa trocar de hotel.
Os navios Costa Diadema e MSC, que hospedam vários dos representantes nacionais na Convenção do Clima da ONU, têm data marcada para zarpar no sábado, e os ocupantes precisam fazer check-out entre 8h e 9h da manhã.
A COP30 termina oficialmente nesta sexta, o que não deve ocorrer. O incêndio localizado que provocou a evacuação de toda a Blue Zone (área de autoridades) na quinta-feira já atrasou os trabalhos em mais de oito horas. O impasse na negociação, com um grupo de países forçando uma menção à descontinuação dos combustíveis fósseis no texto final, deve atrasar ainda mais um consenso.
A abertura de trabalhos no sábado já é considerada uma certeza entre os participantes da conferência, e há uma probabilidade razoável de que no domingo a COP30 ainda não tenha terminado.
Para acomodar as delegações retiradas dos navios, a Secop montou dentro das embarcações escritórios da Qualitours, a agência de turismo encarregada de fazer arranjos para as equipes em hotéis de Belém que já estejam com quartos vagos.
A Secop criou uma lista de seis hotéis que devem concentrar esses hóspedes.
A COP30 vai providenciar ônibus a partir das 6h para todos se movimentarem. O tempo de check-out, deslocamento e check-in deve provocar um adiamento das plenárias da COP30 no sábado, que provavelmente começarão só depois da operação de mudança de hospedagem dessas delegações.
