'Não sei muito sobre eles', admite Guardiola após derrota do Manchester City para time norueguês

 

Fonte:


Pep Guardiola admitiu que o Manchester City precisa "mudar a dinâmica" após a humilhante derrota por 3 a 1 para o Bodø/Glimt, time norueguês considerado azarão, na Liga dos Campeões, nesta terça-feira. A equipe de Guardiola foi arrasada pelos dois gols de Kasper Hogh no primeiro tempo e pelo gol de Jens Petter Hauge no segundo tempo, no empolgado Estádio Aspmyra.

Mais Liga dos Campeões: Vini Jr. faz golaço e dá duas assistências em goleada do Real Madrid

Mercado: Ter Stegen deixa o Barcelona e acerta com o Girona

Rayan Cherki descontou logo após o gol de Hauge, mas a expulsão de Rodri, por ter recebido dois cartões amarelos, deixou o City em frangalhos, enquanto o Bodo/Glimt comemorava sua primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões. Toda a população de Bodø, de apenas 55 mil pessoas, quase caberia dentro do Etihad Stadium, do Manchester City.

Mas a equipe de Kjetil Knutsen, considerada azarão, ignorou a enorme disparidade financeira e de talento entre os clubes e infligiu uma derrota humilhante aos gigantes da Premier League. A tentativa do City de garantir uma vaga automática nas oitavas de final depende do seu último jogo da fase de grupos, em casa, contra o Galatasaray, na próxima semana.

Os campeões europeus de 2023, que não conquistaram nenhum título na temporada passada, também não vencem há quatro jogos na Premier League. A derrota por 2 a 0 para o Manchester United no sábado os deixou sete pontos atrás do líder Arsenal. Guardiola adotou um tom de desespero ao discutir os motivos da má fase do City.

"Desde o Ano Novo, tudo começou a conspirar contra nós em muitos aspectos", disse ele. "Eu sei o quão boa é a equipe do Bodo. Não os subestimei. Não sei muito sobre eles, mas eles chegaram à semifinal da Liga Europa na temporada passada e estavam frescos na minha memória."

"Chegamos a alguns setores sem jogadores importantes que dão consistência à equipe. Eles estão um pouco frágeis, como estiveram na temporada passada em certo período. A forma como eles jogaram com 10 contra 11 fez com que muitos jogadores se destacassem, mas precisamos mudar essa dinâmica rapidamente para o próximo jogo contra o Wolves e, depois disso, para o último jogo contra o Galatasaray."

'Tudo está dando errado'

As únicas vitórias do City em 2026 foram contra o Exeter, da terceira divisão, na FA Cup, e contra o Newcastle, no jogo de ida da semifinal da Copa da Liga. Guardiola não pôde contar com 11 jogadores do elenco principal na Noruega, seja por lesão, doença, suspensão ou inelegibilidade.

Initial plugin text

Afirmando que essas circunstâncias dificultaram ao City jogar com o vigor habitual, Guardiola disse: "Era uma oportunidade incrível para nós e a sensação é que tudo o que podia dar errado, deu errado em muitos, muitos detalhes." "Isso é um fato, e você precisa tentar mudá-lo."

Guardiola descartou com risos a sugestão de que sua equipe não estava suficientemente preparada para lidar com a pressão implacável de Bodo/Glimt.

"Discordo", disse ele. "O Bodo jogou muito bem, e nós os parabenizamos. Não podemos dizer mais nada."

Guardiola se recusou a criticar o meio-campista espanhol Rodri por seu cartão vermelho, que foi resultado de duas advertências recebidas em curto intervalo de tempo. Tem sido uma temporada de retorno difícil para Rodri até o momento, após ele ter perdido a maior parte da temporada passada devido a uma grave lesão no joelho.

"Foi uma situação difícil. Perdemos a bola. Fizemos um contra-ataque, mas eles são rápidos e às vezes você tem que reagir", disse ele.