'Não estamos subordinados nem submetidos', diz presidente interina da Venezuela

 

Fonte:


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta quinta-feira que o país "não está subordinado nem submetido" depois que os Estados Unidos invadiram o país e depuseram seu líder, o chavista Nicolás Maduro. Ela ainda revelou que houve combate por parte das forças venezuelanas durante a incursão americana na capital Caracas e em outros estados.

Antes, na terça-feira, Delcy garantiu que nenhum "agente externo" governa o país após a captura de Maduro e sua esposa, Cilia Flores na operação militar realizada na madrugada de sábado. Desde então, autoridades, especialistas e a imprensa internacional têm levantado especulações sobre quem estaria de fato no comando do país. Isso porque, ao detalhar a operação horas após os ataques à capital e três outros estados, o presidente americano, Donald Trump, disse em declaração a jornalistas que os EUA iriam administrar a Venezuela.

— O governo venezuelano governa o nosso país, ninguém mais. Não há nenhum agente externo governando a Venezuela — declarou Rodríguez em um pronunciamento televisionado.

Delcy ainda prestou homenagem "aos mártires que deram suas vidas defendendo a Venezuela". Pelo menos 55 militares venezuelanos e cubanos da equipe de segurança de Maduro morreram no ataque de 3 de janeiro, segundo dados oficiais.

— Este é um povo que não se rende, somos um povo que não desiste. Estamos aqui governando ao lado do povo — declarou a líder chavista.