'Não é só um atraso de voo, é um desrespeito que mexe com o sonho', diz torcedor do Flamengo retido em aeroporto de Cusco

 

Fonte:


Passageiros que viajavam de Santiago para Lima, com escala em Cusco, tiveram seus voos cancelados pela Latam pouco antes do embarque. As partidas previstas para 22h de sexta-feira e 0h deste sábado foram suspensas por volta das 21h. Torcedores do Flamengo e do Palmeiras vivem um início de sábado caótico no Peru e correm risco de perder a final da Libertadores, que acontece, neste sábado (29) em Lima. Passageiros que viajavam de Santiago para Lima, com escala em Cusco, tiveram seus voos cancelados pela Latam pouco antes do embarque. As partidas previstas para 22h de sexta-feira e 0h deste sábado foram suspensas por volta das 21h.

Segundo informações repassadas no próprio aeroporto, o cancelamento ocorreu devido ao fechamento do Aeroporto de Cusco, o que impediu a chegada de aeronaves vindas de Lima e, consequentemente, inviabilizou a rota de retorno, afetando todos os passageiros que dependiam do trecho para chegar à capital peruana.

Torcedores do Flamengo denunciam cancelamento de voo.

Reprodução/ redes sociais

A Latam comunicou aos viajantes que eles seriam realocados ao longo deste sábado. Porém, as primeiras remarcações foram feitas para voos noturnos, o que inviabilizaria a ida ao jogo. Após pressão coletiva e insistência dos torcedores, a companhia remarcou alguns voos para a manhã, a partir das 6h. Mesmo assim, novos contratempos surgiram: alguns aviões ficaram com excesso de passageiros, entre 10 e 15 a mais do que o permitido, o que exigiu novas mudanças de rota e remanejamentos de última hora.

Torcedor do Flamengo Gabriel Fernandes Corrêa.

Reprodução

O torcedor do Flamengo Gabriel Fernandes Corrêa desabafou no aeroporto e disse que a postura da Latam “não é só um atraso de voo, é um desrespeito que mexe com o sonho e a paixão de milhares de pessoas.

"É complicado, né? Porque mexe com a paixão de muita gente, né? Então, tinha muita gente aqui no aeroporto desesperada, tinha gente que chegou a chorar aqui, achando que não ia chegar para ver o jogo, entre outros problemas, né? Então, acho que a empresa aérea tem que ter uma responsabilidade também nesse sentido, né? Tem um conhecido que sairia do Rio ontem e recebeu apenas um e-mail da Latam informando que, por um erro de software, o voo dele foi cancelado, já com tudo pago, com hospedagem, com ingresso comprado. Então, realmente é bem complicado. E aí, aprendi, né? Então, na próxima vez, se Deus quiser, no ano que vem, vou comprar um voo para chegar ali com bastante antecedência, talvez com dois, três dias antes ali, no local da final, né? Para ter tranquilidade e conseguir aproveitar a cidade e ficar tranquilo ali para assistir o jogo".

O trajeto entre Cusco e Lima dura cerca de 1h10. Passageiros que só conseguiram lugar nos voos das 13h ou 13h30 devem pousar muito próximo ao horário da final. Com o trânsito intenso na capital, há risco real de atraso.

A madrugada no aeroporto também foi marcada por tensão. Grupos que aguardavam voos matinais foram impedidos pela polícia de permanecer no terminal, sob a justificativa de que não poderiam dormir no local. Após negociação, os torcedores conseguiram autorização para ficar e agora aguardam a chamada para o embarque.

Houve ainda um princípio de confusão no guichê da Latam, quando um grupo afetado tentou obter informações sobre novas remarcações. Duas pessoas que falavam espanhol conversaram diretamente com administradores do aeroporto e com uma representante da companhia para tentar organizar o atendimento. Ainda assim, a situação permanece incerta, com parte dos passageiros correndo risco de perder o jogo.

A final entre Flamengo e Palmeiras está marcada para hoje, às 18h, no Estádio Monumental de Lima, e atraiu milhares de torcedores ao Peru.

A Latam foi procurada e informou que apura o ocorrido.