Naná Silva e Laura Pigossi são superadas por australianas e Brasil se despede da BJK Cup

 

Fonte:


A Austrália venceu o confronto contra o Brasil pelos playoffs da Billie Jean King Cup. Na madrugada deste domingo, Naná Silva e Laura Pigossi foram derrotadas pela anfitriãs Kimberly Birrell e Maya Joint, respectivamente, e acabaram eliminadas. A Austrália venceu pelo placar de 2 a 0 e avançou para o Qualificatório Mundial de 2026.

Com a derrota no confronto, o Brasil ficou em segundo lugar no triangular disputado na quadra dura de Hobart, na Austrália, e cai para o Grupo I das Américas de 2026, visando uma vaga nos playoffs no fim do ano. A última vez que o Brasil disputou a divisão de acesso foi em 2022. A equipe de Portugal também foi eliminada e irá para o Grupo I da Europa e África. Já as australianas permanecem no Qualificatório Mundial da próxima temporada.

A primeira a entrar em quadra foi Naná Silva, de 15 anos e atual número 672 do mundo. A paulista até conseguiu tirar um set de Kimberly Birrel, número 95, mas acabou derrotada pelo placar de 2 sets a 1 (parciais de 6/4, 3/6 e 6/1) em 2h09 de partida.

No segundo jogo do dia, Maya Joint, atual número 32 do mundo, enfrentou Laura Pigossi (193), que vendeu caro a derrota. A brasileira chegou a vencer o primeiro set com parcial de 6/2, mas viu a partida ser interrompida por quase 2 horas devido a forte chuva que atingiu a cidade.

Na volta do segundo set, Pigossi chegou a ter uma quebra à frente e teve um match point à favor, mas acabou tendo o game quebrado quando sacava para a partida. Assim, a australiana passou a conduzir a partida e conseguiu a virada.

Storm Hunter, Ellen Perez, Kimberly Birrell, Maya Joint , Talia Gibson e Nicole Pratt celebram vitória cobtra o Brasil na Billie Jean King Cup

William WEST / AFP

Maya Joint venceu Laura Pigossi pelo placar de 2 sets a 1 (2/6, 7/5 e 6/1) em 2h06 de partida e fechou a classificação da Austrália para o Qualificatório Mundial de 2026.

Paulista de 31 anos, Pigossi segue com seis vitórias em 17 jogos de simples pela Billie Jean King Cup, além de já ter vencido quatro jogos de duplas competição. A atual 193ª do ranking já havia batido a portuguesa Francisca Jorge no último sábado.

A participação do Brasil no torneio teve marco importante. A vitória por 3 a 0 contra Portugal pelos playoffs foi histórico: o país chegou a 100 confrontos vencidos na competição. Desde a primeira participação brasileira, em 1965, foram 180 confrontos disputados.