Motos de até 180 cilindradas ficarão isentas do IPVA em São Paulo a partir de 2026

 

Fonte:


Motos de até 180 cilindradas ficarão isentas do IPVA em São Paulo a partir de 2026. A medida deve beneficiar cerca de 4,3 milhões de motocicletas, ciclomotores e motonetas, segundo estimativa do governo estadual, e foi aprovada nesta quarta-feira (17) em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A isenção entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, com o início do próximo calendário de pagamento do imposto.

Grupo de interesse: Depois de lançar CNH mais barata, Lula fala em financiar motos para entregadores

Avesso à CLT e distante da esquerda, trabalhador de aplicativo volta ao foco do governo ao escalar Boulos

A proposta é de autoria do Poder Executivo. Na justificativa encaminhada à Alesp, o governo afirma que o uso de motocicletas é uma realidade crescente nos grandes centros urbanos e que a isenção do imposto busca evitar que o tributo “onere de forma desproporcional” pessoas que dependem desse tipo de veículo para trabalhar .

O benefício será concedido apenas a motocicletas que estejam com registro e licenciamento em situação regular. Em publicação nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a medida reconhece a importância dos motociclistas na dinâmica econômica do Estado.

“Aqueles que fazem São Paulo rodar e que são verdadeiros heróis do nosso dia a dia corrido mereciam esse incentivo. É um dinheiro que vai ajudar na manutenção das motos, no alimento pra dentro de casa ou até na diversão de fim de semana”, escreveu.

O mesmo projeto também prevê o cancelamento de débitos de IPVA referentes ao ano de 2021 de um veículo pertencente a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, além de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

A remissão dos débitos vale para contribuintes que tiveram o pedido administrativo de isenção deferido naquele ano, ainda que de forma precária.