Motoristas do ônibus que capotou na BR-365 não tinham curso especializado para transporte coletivo de passageiros

 

Fonte:


Os dois motoristas do ônibus de turismo que capotou na BR-365, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, não possuíam curso especializado para transporte coletivo de passageiros. Segundo a Polícia Civil de Minas, essa habilitação é exigida para condutores de ônibus e veículos com mais de seis lugares. Dessa forma, a falta da documentação configura uma irregularidade administrativa e será apurada dentro do inquérito que investiga o caso. Ao todo, seis pessoas morreram e outras 46 ficaram feridas no acidente registrado nessa terça-feira.

Além dessa irregularidade, a ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, também informou que a RS Agência de Turismo, empresa responsável pelo ônibus, não emitiu a Licença de Viagem, documento obrigatório e que deve ser expedido antes da realização de qualquer fretamento. Essa irregularidade e as sanções aplicáveis à empresa serão apuradas pela agência num processo administrativo.

A Polícia Civil informou que já identificou todos os seis mortos, sendo quatro mulheres e dois homens, com idades entre 39 e 75 anos. A maior parte das vítimas é de Uberlândia. Outras duas passageiras que morreram são de Campina Verde, em Minas Gerais, e Casa Branca, em São Paulo. Os velórios e enterros são realizados nesta quarta-feira nas cidades das vítimas.

Dos passageiros socorridos com quadro mais grave, oito seguem internados no Hospital Regional Antônio Dias, na mesma região. Outros 16 pacientes com quadros mais leves estão internados na Santa de Casa de Patos de Minas.

O ônibus saiu de Salvador, na Bahia, com destino a Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com 50 passageiros e dois motoristas. O grupo contratou a viagem de uma agência para passar o Réveillon no estado vizinho.

Conforme o relato dos condutores às autoridades, no trajeto, o veículo usado apresentou problemas mecânicos e, por isso, os passageiros foram remanejados para o coletivo que sofreu o acidente. Durante uma forte chuva nessa terça-feira, o condutor perdeu o controle do ônibus, capotou e se chocou contra eucaliptos às margens da rodovia.

A CBN procurou a RS Agência de Turismo, proprietária do veículo, e também a empresa responsável pela excursão e aguarda os posicionamentos.