Morre Uliana Semenova, ex-pivô de 2,10 metros de altura e pioneira do basquete feminino, aos 73 anos

 

Fonte:


A letã Uliana Semenova, uma das primeiras grandes estrelas do basquete feminino mundial, morreu nesta quarta-feira, aos 73 anos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Federação Letã de Basquete, em comunicado publicado em seu site oficial.

Martín Demichelis: Ex-técnico do Monterrey é resgatado de afogamento no Uruguai

Entenda: Jogo da NBA é suspenso em Chicago por condensação na quadra

Com 2,10 metros de altura, a ex-pivô construiu uma carreira histórica. Segundo dados da federação, Semenova entrou para o Salão da Fama do basquete em 1993 e, em 2007, passou a integrar o Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete (Fiba). Seu currículo inclui dois títulos olímpicos com a seleção da União Soviética, conquistados nos Jogos de Montreal, em 1976, e Moscou, em 1980.

Referência técnica e física em quadra, Semenova foi peça-chave de uma geração dominante. Além das medalhas olímpicas, venceu três Campeonatos Mundiais e dez edições do Campeonato Europeu defendendo a seleção soviética.

A atleta passou a maior parte da carreira no TTT Riga, clube pelo qual atuou entre 1967 e 1987, antes de seguir para o exterior, onde jogou por equipes da Espanha e da França.

A morte da ex-jogadora gerou repercussão no cenário internacional. “O basquete mundial está de luto. A FEB expressa suas condolências pelo falecimento de Uliana Semenova, membro do Hall da Fama do nosso basquete”, declarou a Federação Espanhola de Basquete em publicação na rede social X.