Morre 'Nick', cachorro resgatado de escombros após explosão em casas em Olinda; animal ficou 35 horas soterrado
O cachorro Nick, que virou um símbolo da tragédia da explosão de oito casas em Olinda, Pernambuco, no último domingo, morreu na manhã desta quarta-feira. O cão foi resgatado em meio aos escombros, após mais de 35 horas do acidente.
Investigação: Explosão em Olinda mata 2 pessoas e destrói 8 casas: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso
Veja vídeo: Leão escapa de caminhão e pula de veículo em movimento em estrada na África do Sul
Nick foi retirado do local horas após o trabalho de resgate de equipes da Defesa Civil da cidade. O cachorro foi levado para uma clínica veterinária parceira, no Bairro Novo, para cuidados intensivos.
Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Olinda confirmou a morte de Nick em decorrência de insuficiência renal aguda.
Autoridades de Pernambuco investigam o que causou a explosão, que deixou dois mortos, dez feridos e oito casas destruídas na manhã do último domingo. Moradores relataram ter sentido uma forte cheiro de gás após um estrondo no local.
Falhas tectônicas, vulcões e rachaduras profundas: entenda como fenda na África pode dividir continente e gerar novo oceano
Equipes da Defesa Civil faziam o trabalho no local quando Nick foi localizado por volta das 18h30 de segunda-feira. Segundo a prefeitura, ele estava visivelmente debilitado, mas ainda respirando. O resgate foi realizado pelos agentes durante as operações de busca.
Nick foi encaminhado à clínica veterinária Amigo Fiel, no Bairro Novo, em Olinda, onde recebeu atendimento emergencial e permaneceu sob cuidados intensivos. Os tutores foram comunicados e chamados à clínica.
"Apesar de toda a dedicação dos profissionais envolvidos, o quadro de saúde do animal era delicado. Nick faleceu na manhã desta quarta-feira (22), em decorrência de insuficiência renal aguda", destacou a prefeitura em nota.
"A história de superação e o esforço conjunto das equipes emocionaram a todos que acompanharam o caso. A Prefeitura de Olinda se solidariza com os tutores de Nick e com todos que torceram por sua recuperação", diz outro trecho.
A Prefeitura de Olinda, ainda na manhã de terça-feira, fez uma publicação em que falava sobre o atendimento recebido por Nick na clínica. Segundo as equipes, ele recebia medicamento para dor, estava hidratado e era monitorado 24h. O quadro de saúde era estável.
Oito casas atingidas
Dos 12 moradores que estavam nas residências no momento do acidente, um homem e uma mulher morreram. As vítimas fatais são Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, e Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos — a idosa era cadeirante e seu corpo foi localizado pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda de cães farejadores no fim da tarde deste domingo.
A explosão ocorreu por volta das 7h30 no bairro de Ouro Preto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano informou que foi acionado às 7h32 e que enviou 14 viaturas para o local. Ao todo, nove viaturas do Corpo de Bombeiros e 33 agentes também trabalharam nos resgates, com apoio de cães farejadores.
Initial plugin text
