Morre aos 84 anos Dick Cheney, ex-vice-presidente dos EUA e articulador da invasão do Iraque no governo Bush
Dick Cheney é considerado um dos vice-presidentes mais poderosos da história dos EUA O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney, um dos nomes mais influentes do governo George W. Bush e protagonista das decisões que levaram à invasão do Iraque em 2003, morreu aos 84 anos. A família informou que a morte ocorreu na noite de segunda-feira, por causa de complicações ligadas a pneumonia, problemas cardíacos e vasculares.
Dick Cheney já era uma figura importante em Washington quando o então governador do Texas, George W. Bush, o escolheu para ser seu companheiro de chapa na eleição presidencial de 2000, que Bush acabou vencendo a seu lado.
Considerado um dos vice-presidentes mais poderosos da história americana, Cheney teve papel determinante na política externa dos EUA após os ataques de 11 de setembro de 2001. Sua atuação foi decisiva para a estratégia de guerra contra o regime de Saddam Hussein, sob a alegação – posteriormente desmentida – de que o Iraque possuía armas de destruição em massa.
“Dick Cheney foi um grande e bom homem que ensinou seus filhos e netos a amar nosso país e a viver vidas de coragem, honra, amor, bondade e pesca com mosca”, diz sua família no comunicado. “Somos imensamente gratos por tudo o que Dick Cheney fez por nosso país. E somos imensamente abençoados por termos amado e sido amados por este nobre gigante.”
