Moraes vota para tornar réus 3 homens acusados de atentado com bomba perto do aeroporto de Brasília
O ministro Alexandre de Moraes votou para tornar réus três homens acusados do atentado com bomba frustrado perto do Aeroporto de Brasília em dezembro de 2022. George Washington de Oliveira Souza, Alan Diego dos Santos Rodrigues e Wellington Macedo de Souza foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, a ação foi arquitetada por um grupo que, inconformado com o resultado das eleições de 2022, planejou e usou artefatos para o cometimento de crimes. Os acusados já foram condenados pela Justiça do DF por outros crimes ligados ao episódio e seguem presos preventivamente por decisão de Moraes.
A análise da nova denúncia ocorre em sessão virtual da Primeira Turma do STF. Também analisam o caso Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino. O julgamento vai até o dia 19 de dezembro. Se a acusação for aceita, eles passam a responder formalmente pelos crimes, dando início a uma ação penal. Ao término do processo, os ministros decidirão se os acusados serão absolvidos ou condenados.
