Moraes vota para condenar nove réus do núcleo 3 da trama golpista
Grande parte dos réus faz parte dos Kids Pretos, tropa de elite do exército, das forças especiais. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou agora há pouco para condenar mais nove réus pela tentativa de golpe estado. A primeira turma do STF está analisando as acusações contra o chamado núcleo operacional da trama golpista, que teria planejado as “ações mais violentas” da organização criminosa, com planos de assassinar autoridades.
Grande parte dos réus faz parte dos Kids Pretos, tropa de elite do exército, das forças especiais.
Para seis militares e um agente da Polícia Federal, Moraes defendeu a punição pelos cinco crimes apontados pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; organização criminosa armada; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Os réus que devem ser condenados por todos os crimes são:
Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel do Exército;
Fabrício Moreira de Bastos, coronel do Exército;
Hélio Ferreira Lima, tenente-coronel do Exército;
Rafael Martins de Oliveira, tenente-coronel do Exército;
Rodrigo Bezerra de Azevedo, tenente-coronel do Exército;
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, tenente-coronel do Exército; e
Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal.
Em relação ao tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Jr. e o coronel Márcio Nunes de Resende Jr. Moraes propôs que eles sejam condenados por incitação ao crime e associação criminosa.
Já sobre o general da reserva Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira o relator votou pela absolvição pela falta de provas. É a primeira vez que Moraes vota pela absolvição de um réu na trama golpista.
