Moraes determina que Rio preserve elementos de perícia da megaoperação

 

Fonte:


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo a preservação e documentação rigorosa e integral de todos os elementos da megaoperação policial do Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos.

A decisão de Moraes atende ao pedido da Defensoria Pública da União (DPU) que pediu ao STF a preservação integral da perícia. O acesso aos elementos da perícia deve ser concedido à Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro deverá ser intimado ainda hoje para garantir o cumprimento da decisão.

Moraes também determinou a realização de uma audiência conjunta em 5 de novembro, às 10h, na sala da Primeira Turma do STF para tratar do tema, com uma série de entidades.

Alexandre de Moraes, ministro do STF

Gustavo Moreno/STF

Moraes negou a participação da DPU na audiência a ser realizada na próxima segunda-feira para que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preste informações sobre a megaoperação. Além do governador, foram convocados para a audiência o secretário de Segurança Pública do estado, o comandante da Polícia Militar, e o delegado-geral da Polícia Civil a fim de prestação de informações sobre a megaoperação.

As decisões se deram no âmbito da ADPF das Favelas. Moraes é o relator temporário da ação que questiona a violência policial em operações nas comunidades do Rio de Janeiro.