Montoro e Barrera ressurgem e são boas notícias para o Botafogo já de olho em 2026; análise
O Botafogo mostrou a força de seu elenco, virou a partida contra o Corinthians após sair atrás do placar, mas cedeu o empate no fim do segundo tempo. O saldo do jogo, válido pela 36ª rodada do Brasileirão, foi um 2 a 2 animado ontem na Neo Química Arena. A reação da equipe passou pelos pés de Alvaro Montoro e Jordan Barrera, joias contratadas recentemente e que estavam em longa recuperaçao de lesão. Com a vaga direta na Libertadores em vista até a última partida dos pontos corridos, a dupla chama atenção para a reformulação que visa elevar o nível da equipe para 2026.
Com o resultado, o Botafogo segue á frente do Fluminense na tabela e mantém a quinta posição, na zona de classificação para fase de grupos do torneio sul-americano, com 59 pontos. Depois de levar o gol de Ranielle em uma falha do goleiro Léo Linck aos seis minutos, a equipe carioca mudou a postura no segundo tempo, virou com Cuiabano e Jordan Barrera, mas Gustavo Henrique deixou tudo igual.
— Jogamos um jogo com personalidade, coragem. É isso que peço ao time. Pode acontecer um erro, como no primeiro gol. Mas se queremos jogar, isso pode acontecer. Depois fiquei satisfeito como seguimos jogando. Sensação que poderíamos ter ganhado o jogo no segundo tempo — afirmou Davide Ancelotti.
Os dois times tentaram vencer com a entrada de jogadores que por pouco não assumiram protagonismo único no duelo. Montoro, pelo Botafogo, armou as jogadas dos dois gols. Enquanto Vitinho fez o mesmo pelo Corinthians no fim. Na origem da jogada, Ranielle pegou a bola quase na linha de fundo antes de virar para o outro lado, e ela saiu em parte pela última linha, causando reclamação. O VAR, entretanto, confirmou o gol.
O Botafogo demorou a se encontrar. Desfalcado de nomes como Danilo, Barboza, Bastos, Nathan Fernandes, Matheus Martins e sem Vitinho, suspenso, só conseguiu finalizar aos 38 minutos, quando Correa cabeceou por cima após escanteio fechado. Na etapa final, Montoro deu passe para Cuiabano, que apareceu com força para igualar. Na sequência, o argentino tocou para Artur, que cruzou. A bola quicou e Barrera, de voleio, fez um golaço, virando a partida.
Montoro vinha sendo um dos destaques do time comandado por Davide Ancelotti quando foi cedido à seleção argentina para o Mundial de base. O meia-atacante fraturou a clavícula direita durante a Copa do Mundo sub-20, e passou por cirurgia no mês passado. O retorno se deu aos poucos em novembro. Já Barrera sofreu uma lesão muscular na coxa enquanto atuava pela Colômbia, também no Mundial Sub-20. O jovem, por outro lado, ainda não conseguiu encantar ainda no Glorioso, mas deu boa resposta, com lances de efeito diante do Corinthians.
Durante o duelo, Savarino e Montoro precisaram sair, com dores, e podem ser problema para a próxima rodada, contra o Cruzeiro, quinta-feira. O Botafogo não poderá contar com Santiago Rodríguez, Mateo Ponte e Jeffinho, suspensos. Santi e Ponte receberam o terceiro cartão amarelo, enquanto Jeffinho, no banco, foi expulso durante confusão entre Marçal e Gui Negão.
